Guerra das Estrelas

star wars logo

A 25 de Maio de 1977 começava a saga Star Wars.
O primeiro filme da Guerra das Estrelas teve o título “Uma Nova Esperança”.
A partir daí, as telenovelas espaciais nunca mais foram as mesmas, e a própria vida humana na Terra começou a sonhar mais alto e com mais imaginação.
A série de filmes Star Wars foi um tremendo sucesso, influenciando uma geração inteira, a ter esperança no futuro, a gostar de ficção científica, a seguir carreiras espaciais, a tentar compreender a ciência, entre muitas outras influências.
Star Wars, Star Trek, e Cosmos, foram as três contribuições nos meios audio-visuais que levaram mais jovens a gostaram do espaço e até a seguirem posteriormente carreiras científicas.
poster
Vejam este espantoso documentário.
Não percam estes vídeos do documentário, sobretudo o intitulado “several individuals” que traduz o quanto a estreia desta série influenciou as pessoas na altura! Recomendo sobretudo o que o Stephen Colbert diz.
E, repentinamente, o mundo mudou…
starwars.jpg

Em 2007, quando a série fez 30 anos, publicaram-se vários livros, fizeram-se vários documentários, criaram-se sêlos comemorativos, e até se espalharam pelos EUA marcos de correio com a configuração do R2D2.
r2d2.jpg
Não faltaram festas, e a maior foi uma convenção em Los Angeles.

O psicólogo Richard Wiseman propôs no Twitter que as pessoas lhe explicassem o filme “Guerra das Estrelas”, no máximo de 140 caracteres que o Twitter deixa.
Vejam aqui (blog dele) algumas das respostas dadas por quem participou.
As minhas favoritas:
RobEarls: farm boy saves princess, gets robots, fights space war, learns mind tricks. Obi Wan dies. May be about religion.
wizely: Effeminate farmboy from nowhereville still manages to find incestuous attraction and blow things up amidst insterstellar war.
NatashaMuse: crazy bearded desert-dwelling hermit tricks a virgin into become a terrorist and hating his own father.
ianvisits: Girl meets droid. Droid meets boy. Droid leaves boy for old man. Droid takes boy and old man to cowboy. Cowboy gets girl.

sts120_lightsaber.jpg
O lightsaber que o Luke Skywalker utilizou no primeiro filme Star Wars foi levado para a Estação Espacial Internacional a bordo do vaivém Discovery a 23 de Outubro de 2007.
Este evento foi em honra dos 30 anos de aniversário da saga Star Wars.
Tropas imperiais, R2-D2, entre outros, foram algumas das personagens que acompanharam o Chewbacca quando ele entregou o lighsaber a cientistas da NASA em Houston.
lightsaber-luke.jpg

Sobre as tecnologias que Star Wars imaginou, existem umas inovações que convém referir.
Quando o Obama venceu a Presidência dos EUA, a CNN introduziu um novo efeito especial: um holograma profetizado nos filmes Star Wars:

Em 2009, apareceram cromos de baseball que permitem ver os jogadores em 3D, que só não são hologramas totais porque ainda precisam da ajuda de um monitor e de uma camera perto – em vez de na “realidade” estarem à nossa beira. E até dá para jogar com os cromos!

4 pings

  1. […] O dia 4 de Maio é considerado Dia de Star Wars, em homenagem à saga da Guerra das Estrelas. […]

  2. […] canal Nerdologia discute o impacto de Star Wars na nossa […]

  3. […] 3º Calhau a Contar do Sol. Eles São Feitos de Carne. Star Trek (características). Star Wars (características, Princesa Leia, petição para Estrela da Morte com […]

  4. […] A 25 de Maio de 1977 começava a saga Star Wars. Comemora-se hoje os 36 anos desta série de filmes, como podem ler aqui. […]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights