Vaivém Atlantis em órbita!

Lançamento:
Após uma contagem decrescente sem problemas o vaivém espacial OV-104 Atlantis foi lançado para a sua 28º missão espacial. O lançamento teve lugar às 2338:04UTC do dia 8 de Junho de 2007 desde a Plataforma de Lançamento LC-39A do Centro Espacial Kennedy.
A tripulação do Atlantis é composta pelos astronautas Frederick Wilford Sturckow, Lee Joseph Archambault, James Francis Reilly II, Steven Ray Swanson, Patrick Graham Forrester, John Daniel Olivas e Clayton C. Anderson.
As imagens obtidas pelas cãmaras colocadas no tanque exterior de combustível líquido mostraram a separação de alguns detritos após a separação dos dois propulsores laterais de combustível sólido. No entanto estes detritos não significaram qualquer problema para o vaivém pois o fluxo aerodinâmico acabou por levar os detritos para longe do veículo. Outros detritos foram observados a quando da ignição dos motores principais, mas aparentemente sem qualquer importância.
Uma das primeiras tarefas da tripulação após entrar em órbita terrestre foi a activação do Canadarm, o braço robot do Atlantis. Os astronautas utilizaram uma cãmara na extermidade do braço robot para observarem um cobertor térmico localizado no sistema de manobra orbital esquerdo do Atlantis e que aparentemente parece ter-se parcialmente separado. Nesta altura não há a certeza sobre qual a causa da separação do cobertor, mas tal não parece constituir nenhum perigo para a missão. Os astronautas observaram o cobertor térmico de vários ãngulos para poderem constituir uma imagem tridimensional da área, facilitando assim a sua análise.
Atlantis não teve problemas, mas parece existir um buraco no cobertor térmico do vaivém espacial, como podem ver pela imagem inserida.
atlantis.jpg
No entanto, tendo em conta a história dos lançamentos de vaivéns, a ideia é que este não é um problema importante.

A principal missão do Atlantis é a colocação de novos painéis solares no lado direito da ISS, juntamente com uma junta de rotação que permitirá que os painéis possam seguir o Sol ao longo do movimento orbital da estação. Os dois novos painéis solares terão um comprimento de mais de 73 metros.
Os astronautas do Atlantis deverão também terminar a recolha de outro conjunto de painéis solares que foram utilizados para fornecer energia à ISS durante a sua fase inicial de construção. Após recolhidos estes painéis serão colocados na sua posição permanente na extremidade esquerda da estrutura de fixação dos painéis solares.

No final do mês o Atlantis voltou à Terra, tendo que aterrar na Base Edwards da Força Aérea na Califórnia, devido ao mau tempo existente na Flórida.
No início de Julho, voltou ao ponto de partida, na Flórida, sendo para isso carregado por um avião Boeing 747 adaptado, com o nome Shuttle Carrier Aircraft.
A NASA disponibilizou algumas imagens magníficas, onde destaco estas 3: a aterragem, o pormenor do vaivém em cima do avião, e a viagem com a Lua Cheia em fundo.
1atlantis.jpg
2atlantis.jpg
3atlantis.jpg

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights