Novos satélites em órbita!

p1500466.jpg

Três lançamentos orbitais tiveram lugar entre o dia 28 de Junho e 2 de Julho, e todos foram levados a cabo por foguetões russos ou ucrânianos.

Às 1502:21UTC do dia 28 de Junho um foguetão Dnepr-1 colocava em órbita desde a Base de Dombarovskiy o módulo Genesis-II. O Genesis-II é um protótipo (tal como o Genesis-I lançado em Julho de 2007) de uma estação espacial privada que no futuro poderá levar à criação de hotéis em órbita terrestre. Após atingir a órbita terrestre foram abertas as válvulas dos tanques que transportavam ar comprimido e o módulo Genesis-II começou a encher como um balão, procedendo-se também à abertura dos seus painéis solares.

No dia 29 de Junho um foguetão Zenit-2M era lançado ás 1000UTC desde o Cosmódromo de Baikonur transportando um satélite militar ELINT Tselina-2. Após atingir a órbita terrestre o satélite receberia a designação militar Cosmos 2428. Este foi o primeiro lançamento de um vector Zenit desde o acidente com um foguetão Zenit-3SL/DM-SL em princípios deste ano.

Finalmente no dia 2 de Julho pelas 1938:16UTC era lançado desde o Cosmódromo de Plesetsk um foguetão Kosmos-3M que colocou em órbita o satélite alemão SAR-Lupe 2. O satélite SAR-Lupe 2 é um satélite equipado com um radar SAR e faz parte do primeiro sistema de reconhecimento por satélite alemão que quando finalizado irá consistir em cinco satélites em órbita terrestre.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights