Live Earth

live-earth.JPG

A 7 de Julho de 2007, terá lugar o Live Earth.
É um concerto que durou 24 horas, e que se realizou um pouco por todo o mundo.
Em Portugal este concerto foi transmitido pela RTP, pela Antena 1, pela Antena 2, e online na RTP.
O número (e nome) dos grupos musicais presentes é incrível.
O S.O.S. neste caso quer dizer Save Our Selves.
Este é um concerto que visa promover a defesa da Terra, a defesa do ambiente, e uma maior conscialização para o problema do Aquecimento Global.

O “pai” deste concerto global é o antigo vice-presidente dos EUA, Al Gore. Este Al Gore, comparando com o Al Gore que concorreu a presidente no ano 2000, está mais racional, mais globalizante, mais popular, mais diplomático, e muito mais atento ao que os cientistas dizem. Aliás, as sondagens dizem que se ele fosse candidato agora, provavelmente ganharia; mas para já a campanha dele é de sensabilização planetária para o problema do clima terrestre.

Pessoalmente, não consigo perceber muito bem em que é que um concerto beneficiará o clima.
Não será contraproducente, mesmo para o Al Gore, andar a gastar montanhas de combustível no seu avião privado para andar de um lado para o outro? Já para não falar dos grupos musicais…
Não seria mais benéfico apresentar-se medidas concretas para defesa do ambiente?
Na minha opinião, o Al Gore faria muito mais pelo ambiente se se candidatasse a Presidente, ganhasse, e posteriormente implementasse medidas específicas para salvaguardar aquilo em que acredita. E já que tem tantos países ao seu lado, certamente que essa onda “verde” poderia ser alargada depois ao resto do mundo.
Quanto ao resto dos aderentes, parece-me que é mais um descargo de consciência. do tipo: “vamos lá tocar viola pelo ambiente” ou “pagamos €50 para ver o concerto e pronto, já fizemos a nossa parte na defesa do ambiente”.
Pergunto-me se, sem medidas concretas e modificações específicas no nosso dia-a-dia, estes concertos não serão somente uma “distracção”?

Para ler mais sobre o Live Earth: aqui, aqui, aqui.

1 ping

  1. […] o CO2? Chamam activismo a manifestações, porrada na rua, e até um concerto de música (já critiquei também os Live Earth). Não percebo em quê que isso beneficia o clima. Parecem-me técnicas acriançadas que de […]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights