ASTROVIDE 2007

Decorreu mais um Astrovide, um dos poucos encontros de astronomia que ainda se realizam em Portugal.
Na sua vertente astronómica, o encontro teve lugar no sábado, dia 14 de Julho.
Para alguns, houve um complemento turístico na manhã de domingo.

Começou no sábado, às 15:00 horas, com palestras no Centro de Cultura, com mais de 40 assistentes em todas elas.
Abriu com umas breves palavras de boas vindas e prosseguiu com o Filipe Alves a falar sobre astrofotografia, mostrando como uma imagem é formada, como a imagem do mesmo objecto é diferente nos vários canais de cor, como os vários canais se adicionam para obter uma imagem final. Resumiu os passos principais do processamento de uma imagem e brindou a plateia com algumas das suas maravilhosas imagens e animações.

Em seguida foi a vez do Carlos Santos apresentar um trabalho de investigação sobre detecção de proto-estrelas, explicando como, a partir de informação captada no infravermelho, conseguiu descobrir (e captar com o VLT) um dos mais jovens enxames a formar-se na fronteira da nossa galáxia.

Fez-se um intervalo durante o qual houve observação do Sol através do espectrógrafo do José Ribeiro e de um PST do Filipe Alves. O José Ribeiro levou mesmo vários exemplares impressos com o espectro completo do Sol para os observadores poderem comparar com o que viam directamente no espectrógrafo.

Após este intervalo foi a vez do José Ribeiro fazer uma apresentação sobre espectrografia, iniciando com uma perspectiva pessoal sobre os problemas de quem não tem um observatório e tem de montar todo o equipamento de cada vez que quer trabalhar e sobre os problemas da poluição luminosa.
Explicou a decomposição da luz, a absorção e a emissão com os respectivos efeitos num espectro, a relação entre linhas de emissão ou absorção e frequência/comprimento de onda, complementando com espectros de vários tipos de estrelas e explicando com clareza a relação cor/temperatura.
Mostrou ainda alguns espectros da Lua e de Saturno e terminou divulgando programas de colaboração activa de amadores com programas profissionais, programas em que tem uma participação importante.

Para terminar, um jovem local, futuro estudante do Técnico, fez uma história divertida do progresso da exploração espacial.

Depois houve uma espécie de piquenique/convívio junto à barragem de Póvoa e Meadas, a que se seguiu uma sessão de observação.

O céu nesta zona é excelente, com uma magnitude ligeiramente superior a 6. Como inconveniente, o local é de livre acesso e, por várias vezes foi invadido por viaturas com os faróis acesos. Houve também uns indivíduos, a quem o epíteto de imbecis se aplica perfeitamente, que, a intervalos, mantiveram música em altos berros durante toda a noite.

Foi muito concorrida esta sessão de observação. E muita gente manteve-se por lá, pelo menos até às 03:00 horas.

Uma novidade foi uma cadeira própria para observação com binóculo, da autoria do Carlos Seabra. Todos os que experimentaram ficaram encantados com o conforto e a versatilidade.

Não tive a oportunidade de a experimentar porque estive toda a noite junto ao Obsession a dar algumas explicações e a mostrar o céu a todos os que mostravam interesse. O mesmo fez o Anselmo Dias que também lá esteve com o seu Obsession de 18 polegadas. Penso que foi uma noite em cheio para os curiosos.
Levava preparada uma sequência de objectos a mostrar. Concluí que tal é mais ou menos inútil numa sessão de divulgação como esta, porque são raros os que ficam junto de nós o tempo suficiente e estão sempre a chegar outros que querem ver o que antes já tinha sido mostrado.

Arrumei o equipamento pelas 3 da manhã. Ainda havia para cima de 20 pessoas no local.
Em nenhuma das minhas idas anteriores a Castelo de Vide tal tinha acontecido.

Julgo que o Astrovide foi bem sucedido.
Penso, no entanto, que a organização pode melhorar bastante alguns aspectos, como tentar disponibilizar algum equipamento para a observação do Sol, conseguir que o acesso de viaturas ao local de observação seja controlado e ainda que faça uma mais extensiva divulgação prévia.

O encontro decorreu sem a presença de muitos habituais frequentadores destes eventos.

Mas devo dizer que foi um excelente encontro.
E só faz falta quem está presente.

Alberto

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights