Marte tão grande como a Lua no céu?

Todos os anos por esta altura circulam e-mails que afirmam que na noite de 27 de Agosto, Marte estará tão grande no nosso céu como a Lua.
Há variações em pequenos detalhes como a distância de Marte à Terra, e quando isto aconterá novamente, mas basicamente as ideias principais são que iremos ter duas luas no céu e este é um fenómeno tão raro que não mais o veremos enquanto formos vivos.

Deixem-me já pôr o “preto no branco”: estes e-mails são totalmente falsos!!! Não acreditem neles! Não os re-enviem! São MENTIRA!

Alguém em perfeita consciência poderá pensar que no dia 26 Marte estaria pequeno, tal como no dia 28, e subitamente no dia 27 é que se aproximaria rapidamente da Terra tornando-se o tal “monstro” no céu?
Não há revoluções no Universo – tudo acontece de forma gradual.

Por outro lado, se Marte viesse para tão perto da Terra de modo a ficar tão grande no nosso céu (quanto mais perto, maior o tamanho aparente dos objectos), as forças gravitacionais envolvidas levariam a que a vida humana na Terra se tornasse no mínimo bastante difícil.
Basicamente, isto quer dizer que se Marte estivesse assim tão grande no nosso céu, nós não teríamos muito tempo para o ver…

A realidade é que estes e-mails começaram a circular em 2003.
A 27 de Agosto de 2003, Marte esteve somente a cerca de 56 milhões de kilómetros da Terra. Foi o mais perto que esteve em cerca de 60 mil anos! Antes, só os Neandertais o tinham visto tão perto!
Mas mesmo tão perto, visto da Terra, Marte não passou de uma “estrela” um pouco mais bem parecida que as outras. A não ser que se soubesse para o que se estava a olhar, Marte passava completamente despercebido no céu estrelado.
Ou seja, mesmo em 2003, Marte apesar de estar relativamente muito próximo de nós, no céu continuou a ser um mero ponto.

Devido às órbitas de Marte e da Terra à volta do Sol, a cada 2 anos e 2 meses (em média é a cada 780 dias), Marte encontra-se novamente mais próximo da Terra – não tão próximo como em 2003, mas no “mesmo lado da órbita” e consequentemente relativamente próximo da Terra.

Assim, a cada 2 anos lá vem novamente a histeria do costume, repetindo-se um e-mail falso de 2003.
Mas ainda não contentes com isso, os brincalhões mandam este e-mail todos os anos! O ano passado aconteceu a mesma coisa e Marte estava muito longe da Terra.

Para resumir, a cada 2 anos Marte encontra-se mais próximo da Terra que nos outros anos.
O mais perto mesmo aconteceu em 2003, mas em 2005 também esteve próximo mas não tão próximo como em 2003, em 2007 a mesma coisa que em 2005, etc. Sempre foi assim durante 4 mil milhões de anos, e assim continuará mais alguns milhares de milhões de anos.
Devido a não ser 2 anos certos, mas 2 anos e 2 meses, neste ano de 2007 Marte estará mais próximo da Terra a 18 de Dezembro!!! (não é Agosto!)

Em 2008, o e-mail tornou a passar! E Marte já estava longe! Basicamente estava do outro lado da órbita!

Em 2009, o e-mail tornou a passar! E Marte estava longe da Terra!

A próxima vez em que estará mais próximo será a 27 de Janeiro de 2010 – nessa altura estará a 99 milhões e 330 mil quilómetros da Terra. Isto é mais longe que o mesmo fenómeno em 2003!
E em 2003, Marte foi somente uma luz pequena no céu – como sempre!

Mas mesmo estas aproximações são tão pequenas vistas da Terra, que Marte nunca deixará de ser somente mais um ponto de luz no céu estrelado. Marte NUNCA estará do tamanho da Lua!
Não vão haver “duas luas” no céu!!!

Moon Mars

Leiam este texto no jornal Público onde sou referido.

Leiam também este meu artigo sobre o assunto.
E leiam também este meu artigo.

10 comentários

13 pings

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • Maria da Conceicao Gomes de Medeiros on 28/08/2014 at 00:43
    • Responder

    Sabe Carlos, voce deveria ser chefe das comunicacoes da NASA, pois assim nao estariamos sendo mal imformados das noticias de la. Assim e’ que devem ser as revelacoes’ claras e verdadeiras. Admiro muito.

    1. 🙂 Obrigado 🙂

      Mas a NASA não informou mal. 😉 Penso que a NASA nem se referiu a este assunto este ano 😉

      abraços!

  1. http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=26828&op=all
    http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=34423&op=all

    Marte tão grande no céu?

    A história fantasiosa das duas luas no céu em Agosto

    2008-07-15
    Por Carlos F. Oliveira *
    * Investigador, estudante de doutoramento e professor de astrobiologia na Universidade de Austin (Texas)

    Lua e Marte: a verdade e a mentira!

    Todos os anos por esta altura circula um e-mail que afirma que na noite de 27 de Agosto, Marte estará tão grande no nosso céu como a Lua. As ideias principais nesse e-mail são: iremos ter duas luas no céu e este é um fenómeno tão raro que não mais o veremos enquanto formos vivos.

    A 27 de Agosto de 2003, Marte esteve somente a cerca de 56 milhões de quilómetros da Terra. Foi o mais perto que esteve em cerca de 60 mil anos! Antes, só os Neandertais o tinham visto tão perto! (apesar de que Marte esteve a 56,5 milhões de quilómetros de distância em 1971) E só vai estar tão perto novamente em 2287.

    Mas mesmo tão perto, visto da Terra, Marte não passou de uma “estrela” um pouco mais bem parecida e vermelha que as outras. A não ser que se soubesse para o que se estava a olhar, Marte passava completamente despercebido no céu estrelado. Ou seja, mesmo em 2003, Marte, apesar de estar relativamente muito próximo de nós, no céu continuou a ser um mero ponto.

    No entanto, por e-mail, recebia-se outra história. Um brincalhão não identificado decidiu no Verão de 2003 enviar massivamente um e-mail a dizer que Marte iria estar tão perto da Terra que no céu se iriam ver duas luas! Iria ser a normal Lua e Marte tão grande no céu como a própria Lua.Isto levou a uma histeria dos internautas, que começaram a re-enviar esse e-mail para todos os seus amigos, e estes para os seus amigos, e de repente temos o mito das duas luas no céu! Ver e.mail inicial em http://space.about.com/library/weekly/blmarsclose.htm

    Devido às órbitas de Marte e da Terra à volta do Sol, a cada 2 anos e 2 meses (em média é a cada 780 dias), Marte encontra-se mais próximo da Terra – não tão próximo como em 2003, mas no “mesmo lado da órbita” e consequentemente relativamente próximo da Terra.

    Assim, em 2005, mais uns brincalhões (quiçá os mesmos!) decidiram enviar o mesmo e-mail. Repito: o mesmo e-mail. Nem sequer se deram ao trabalho de mudar os detalhes (o dia de maior aproximação, a distância, etc), que efectivamente iriam ser diferentes. E a histeria repetiu-se!

    Em 2006 e-mail reapareceu

    Curiosamente, em 2006 o e-mail reapareceu! Deixem-me repetir o que eu disse atrás. Marte está mais próximo da Terra a cada 2 anos e 2 meses. Esteve próximo em Agosto de 2003, depois foi em 2005, e seguidamente foi em 2007. Em 2006, Marte estava do outro lado do Sol, bastante longe da Terra, a cerca de 385 milhões de quilómetros de distância.

    Pensa-se que como piada, satirizando os e-mails de 2003, astrónomos enviaram esse e-mail de 2006. Esqueceram-se de um pormenor: nunca subestimar o poder da ignorância! A histeria dos internautas levou-os novamente a reencaminharem os e-mails para os amigos. O fenómeno estava de volta, em 2006.

    Em 2007, o mesmo e-mail voltou! (sim! Aquele a dizer que Marte iria estar tão grande como a Lua a 27 de Agosto!) Por esta altura – basta fazerem as contas para 2 anos e 2 meses –, já devem ter percebido que Marte esteve mais perto da Terra em Dezembro de 2007, mais precisamente a 18 de Dezembro de 2007. Não foi em Agosto! E não esteve tão perto da Terra como em 2003! Mas o mito continuou.

    Em 2008, os e-mails já andam a circular novamente! Não sei quem se lembrou de o enviar novamente. Não sei se é piada ou somente o prazer de fazer dos outros estúpidos, mas espero que neste momento, com as contas feitas, já tenham percebido que este ano Marte não estará próximo da Terra, nem em Agosto nem noutro mês qualquer!

    O mais perto mesmo aconteceu em 2003, mas em 2005 também esteve próximo mas não tão próximo como em 2003, em 2007 a mesma coisa que em 2005, etc. Sempre foi assim durante quatro mil milhões de anos e assim continuará mais alguns milhares de milhões de anos. Mas mesmo estas aproximações são tão pequenas vistas da Terra, que Marte nunca deixará de ser somente mais um ponto de luz no céu estrelado. Nunca estará do tamanho da Lua!

    Resumindo e concluindo, como vimos em 2003, 2005, 2006, 2007, estamos a ver em 2008, e quiçá veremos em 2009 e anos subsequentes, estes e-mails são totalmente falsos! Não os reenviem! Se realmente gostam de ciência não contribuam para a disseminação destas mentiras.

  2. Ah, só mais uma dúvida, essas aproximações, mesmo em milhões de quilômetros, só por estarem mais próximos, causam algum efeito na Terra, ou outro planeta, se aproximar deles?

    Obrigada

    1. Não.

  3. Olá,
    Nos próximos anos, Marte ou algum outro planeta poderia se aproximar mais?

    Agradecida

    1. Não.

  4. de onde eu mora eu consico ver.marte,mercurio,venus,eles formam uma forma parecida com a de um triangulo.

    • Cleber F. Silva on 05/10/2011 at 01:13
    • Responder

    Fiquei sabendo da tal aproximação do planeta que seria possível vermos algo incomum em 27 set 2011 e que a próxima oportunidade seria quando nem nossos netos estariam vivos para presenciar novamente o evento. Nem tive o trabalho de lembrar do fato por não acreditar. Parabéns pelo blog, gostei muito.

  5. Leiam também este post, mais recente:
    http://www.astropt.org/2010/08/26/duas-luas-de-26-para-27082010/

  1. […] 2007, explicamos toda esta história, neste artigo. Em 2010, andou a ser divulgada uma imagem de 2 luas de Saturno, com a legenda que era a nossa Lua […]

  2. […] – Marte tão grande no céu como a Lua: 2007, 2010, 2011, 2012, […]

  3. […] Como foi sempre nos anos seguintes em que essa mesma mensagem apareceu sempre em Agosto (podem ler, aqui, aqui, aqui, aqui, e aqui). Também é mentira hoje como será mentira em Agosto. Esta mensagem […]

  4. […] 6 – em Agosto muita gente vai pensar que Marte está tão grande como a Lua no céu. […]

  5. […] duas Luas no céu, bloqueio da luz solar pelo cometa Elenin, alinhamentos planetários capazes de causar terremotos […]

  6. […] reiki, limpeza espiritual, mortos faladores, fósseis de humanos gigantes, conspirações ETs, Marte tão grande como a Lua no céu, fazer pipocas com telemóveis, astrologia, fim do mundo pelo LHC, fim do mundo em 2012, videntes, […]

  7. […] em Agosto! E não esteve tão perto da Terra como em 2003! Mas o mito continuou. Em 2007, escrevi este post sobre este assunto. Nesse post, exponho 2 problemas de raciocínio: – alguém em perfeita […]

  8. […] quiser ler o que escrevi no passado tem: – este artigo que escrevi há uns anos atrás a explicar esta estória. – e este artigo que escrevi o ano […]

  9. […] de Ron Miller. Se alguém vir esta imagem ligada àquela treta que todos os anos vos dizem que Marte vai estar tão grande como a Lua no céu, saibam desde já que é mentira! Se vos tentarem impingir essa vigarice, não acreditem! É pura […]

  10. […] pontos avermelhados muito pálidos no céu – dará ainda menos nas vistas. E, finalmente, acabaram-se os emails falsos de Agosto que já chateavam, a afirmar que Marte se veria do céu quase do tamanho (diga-se APARENTE, obviamente) da […]

  11. […] 6 – em Agosto muita gente vai pensar que Marte está tão grande como a Lua no céu. […]

  12. […] tudo sobre esta história mentirosa, neste nosso post. Leiam este meu artigo, no Ciência Hoje. Leiam ainda este meu artigo, também no Ciência Hoje. […]

  13. […] expliquei os porquês disto ser tudo uma enorme mentira, em 2007, 2010, e 2011. Não me vou […]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights