INSAT-4CR em órbita!

2007090357360101.jpg

A Índia levou a cabo o seu terceiro lançamento orbital de 2007 ao colocar em órbita o satélite de comunicações INSAT-4CR. O lançamento teve lugar às 1250UTC do dia 2 de Setembro a partir do Centro Espacial Satish Dawan, Ilha de Sriharikota, e foi levado a cabo por um foguetão GSLV-C1 lançado desde a Plataforma SLP.

Este lançamento marca o regresso do foguetão GSLV após o acidente registado a 10 de Julho de 2006 no qual o lançador GSLV-F02 foi destruido perdendo o satélite INSAT-4C.

O INSAT-4CR será utilizado para a transmissão de sinal de televisão, vídeo e serviços digitais, estando equipado com 12 repetidores em banda-Ku. O satélite foi construído pelo ISRO e é baseado na plataforma I-3K tendo uma massa de 2200 kg no lançamento.

Todas as fases do lançamento decorreram sem problemas e a agência espacial indiana declarou a missão um sucesso. Porém, parece que o último estágio do lançador não cumpriu a sua função como era desejado deixando o INSAT-4CR numa órbita de transferência para a órbita geissíncrona com um apogeu mais baixo do que o previsto. No entanto satélite será capaz de atingir a órbita geossíncrona operacional com os seus próprios meios.

A Índia ainda deverá levar a cabo mais dois lançamentos orbitais até final do ano: ainda este mês um foguetão PSLV-C10 (PSLV-CA) deverá colocar em órbita o satélite militar israelita Polaris e no mês de Dezembro o PSLV-C9 deverá colocar em órbita o satélite Oceansat-2 que será acompanhado por seis pequenos satélites.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights