Westerlund

Os nossos amigos no hemisfério sul estão bem servidos de objectos astronómicos interessantes. Esta semana foram divulgadas imagens muito detalhadas do enxame de estrelas Westerlund 2, situado a cerca de 20 mil anos-luz na constelação do Centauro, obtidas com o Observatório Chandra.
O enxame e a região HII circundante, denominada de RCW 49, já tinham sido observados pelo Observatório Spitzer, resultando numa imagem de belo efeito. A radiação intensa proveniente das estrelas muito maciças e luminosas do enxame formou uma cavidade no interior da região HII e mantém ionizado o gás num raio de alguma centenas de anos-luz.
wd2_xrayir.jpg

A imagem obtida com o Chandra mostra várias fontes individuais de raios X, a maioria provavelmente associadas a estrelas maciças do enxame que brilham intensamente nestes comprimentos de onda devido à colisão dos seus ventos estelares poderosos com o meio interestelar ou com os ventos estelares de outras estrelas do enxame.