Teia Cósmica

O CAUP teve uma palestra intitulada “Formação e evolução das grandes estruturas do Universo: A misteriosa teia cósmica“. O palestrante foi António da Silva no dia 28 Setembro 2007.

“À escala dos grupos de galáxias e em escalas de distância superiores, o Universo aparenta-se a uma misteriosa teia cósmica (do inglês Cosmic Web), onde a matéria luminosa se distribui numa complexa e intrincada rede filamentar, residência de galáxias e gás de composição, essencialmente, primordial. Os enxames de galáxias, as maiores estruturas gravitacionalmente ligadas do Universo, formam-se nas intersecções dessa complexa teia cósmica, acretando matéria que flui através dos filamentos e que alimenta, de forma contínua, o crescimento dos enxames para massas que atingem, actualmente, vários milhares de milhões de milhões (1E15) de massas solares.
Um dos maiores e mais excitantes desafios em Astronomia consiste em compreender o processo de formação e evolução desta imensa teia cósmica; i. e. conhecer de que forma pequenas perturbações de densidade primordiais, observadas sobre forma de pequenas flutuações (da ordem de uma parte em 100 000) na temperatura da radiação cósmica de fundo, deram origem às primeiras galáxias, filamentos e enxames de galáxias que actualmente observamos no Universo. Nesta apresentação far-se-á uma pequena “viagem guiada” pela misteriosa teia cósmica, por forma a introduzir o actual estado da arte e debater as ideias essenciais, modelos e métodos numéricos de maior sucesso utilizados para descrever o apaixonante processo de formação e evolução da estrutura cósmica”.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights