Raios Cósmicos

Os raios cósmicos são partículas altamente energéticas que bombardeiam, a cada segundo a atmosfera da Terra, as quais viajam quase à velocidade da luz (grosso modo, c = 300 000 km/s).
A sua proveniência/causa era desconhecida.

Evidências recentes (Outubro de 2007) parecem trazer uma luz do fundo do túnel para tal mistério. Uma causa possível parece estar relacionada com as supernovas – explosões de estrelas no final de sua vida (nem todas as estrelas terminam como supernovas) – que geram poderosos campos magnéticos numa escala bem maior do que se pensava, revelados por observações recentes a “hotspots” de raios-X nas supernovas.
Cientistas afirmam que a descoberta constitui a primeira prova directa de que as supernovas podem gerar raios cósmicos. Os remanescentes de supernovas expandem-se no espaço, e viajam através do gás inter-estelar, e, como tal, produzem ondas de choque que podem gerar poderosíssimos campos magnéticos. Os protões, electrões e outras partículas carregadas à deriva embatem nos campos magnéticos e são então acelerados a velocidades estonteantes criando desta forma os raios cósmicos.

Em Novembro de 2007, a Science lançou a resposta à questão: os raios cósmicos vêm de buracos negros maciços.