Detectados Planetas em Formação?

betapictoris.jpg

Em Outubro de 2007, foram detectados discos à volta de 3 estrelas bem perto de nós (a menos de 60 anos-luz): AU Microscopii, Beta Pictoris, e Fomalhaut.
Os modelos de computador mostram que esses discos poderão conter planetas em formação que se tornarão do tamanho de Plutão no futuro.
Se estes planetas-em-formação se confirmarem, é a primeira vez que se vê este estágio de formação planetária.
Por outro lado, caso se confirmem, então poderão pôr em causa alguns detalhes no modelo de formação planetária que temos actualmente. É que segundo o modelo actual, planetas do tamanho de Plutão não se poderão formar tão longe da estrela-mãe. Sendo assim, não se percebe como estes se poderão formar tão longe da estrela-mãe.
No nosso Sistema Solar, pensa-se que Plutão se formou perto do Sol, e depois foi “atirado” para longe devido a instabilidades gravitacionais no interior do nosso Sistema Solar. Isto apesar que mesmo no nosso Sistema Solar, se torna difícil explicar como Sedna foi parar tão longe, por exemplo.

A confirmarem-se os modelos de computador, esta descoberta, como quase todas as outras, levará a muitas mais perguntas do que respostas. Este é o trajecto científico.