Discovery em órbita a caminho da ISS

sts120_crewportrait.jpg

O vaivém espacial OV-103 Discovery iniciou a sua 34ª missão espacial com um lançamento bem sucedido às 1538:19UTC a partir do Centro Espacial Kennedy. O Discovery transporta no seu porão de carga o módulo Harmony, uma peça fundamental para a futura expansão da estação espacial internacional. O lançamento foi levado a cabo desde a Plataforma LC-39A.
A bordo do Discovery seguem sete astronautas, um dos quais italiano. Pamela Ann Melroy é a Comandante do Discovery e este é o seu 3º voo espacial. O Piloto do vaivém espacial é o astronauta George David Zamka, que faz o seu baptismo espacial. Os quatro Especialistas de Missão são Scott Edward Parazynski (5º voo), Stephanie Diana Wilson (2º voo), Douglas Harry Wheelock (1º voo) e Paolo Angelo Nespoli (1º voo; Itália). A bordo do Discovery segue também Daniel Michio Tani que irá substituir Clayton Anderson como membro da Expedição 16. Esta é a segunda missão de Tani.
A acoplagem com a ISS está prevista para o dia 25 de Outubro e este será um momento muito especial pois será a primeira vez que dois veículos comandados por duas mulheres irão se encontrar em órbita. Peggy Whitson é neste momento a Comandante da Expedição 16 a bordo da ISS. Por seu lado, Pamela Melroy deverá ser a última mulher a comandar uma missão do vaivém espacial norte-americano antes do final previsto do programa em 2010.
O módulo Harmony, com um peso aproximado de 14300 kg, será temporariamente acoplado na parte lateral do módulo Unity. Após a partida do Discovery, Yuri Malenchenko e Daniel Tani irão transferir o adaptador pressurizado PMA-2, que é usualmente utilizado para a acoplagem dos vaivéns espaciais, para o módulo Harmony. Mais tarde o Canadarm2 será utilizado para transferir o Harmony juntamente com o PMA-2 para a parte dianteira do módulo científico Destiny.

O Discovery regressou ao Centro Espacial Kennedy a 6 de Novembro.
Discovery
A úlima missão do vaivém Discovery foi um completo sucesso desde a descolagem até ao regresso à Terra. A missão foi um sucesso e a nave fez uma viagem de regresso à Terra sem sobressaltos. E foi uma missão atarefada que consisitu em “dar um jeito” aos paineis solares e colocar um novo módulo na estação. Podem saber mais, aqui, aqui, aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights