Comunicações Interplanetárias

A Nasa testou com sucesso o primeiro sistema de comunicações no espaço profundo baseado na internet.
Este sistema resultou da colaboração entre o Google e a Nasa que nos últimos anos desenvolveram um software chamado Disruption-Tolerant Networking (DNT).
Este protocolo envia informação usando um método diferente do usado nas transmissões de internet normais, o conhecido TCP/IP (Transmition-Control Protocol/Internet Protocol).

A internet interplanetária tem de ser suficientemente potente para aguentar atrasos, interrupções e ligações falhadas que podem ocorrer no espaço.
O atraso no envio ou recepção de dados de Marte pode ir dos três minutos e meio até aos 20 minutos à velocidade da luz, visto que o planeta pode distar da Terra entre cerca de 60 milhões de quilómetros e 375 milhões de quilómetros, ou seja, entre menos de 4 minutos-luz e cerca de 20 minutos-luz).

Ao contrário do TCP/IP na Terra, o DTN não assume uma ligação continua.
Se o caminho não for encontrado, os pacotes de informação não são descartados.
Em vez disso, cada nodo da rede mantém a informação o tempo que for necessário até ser possível comunicar com outro nodo.
É um método de guardar e enviar, similar a um jogo de basquete no qual um jogador faz um passe para o jogador mais próximo e a informação não se perde quando não é possível seguir imediatamente para o destino.

Segundo fontes da Nasa, nos próximos anos, a internet interplanetária poderá estar disponível para múltiplas missões espaciais.

2 comentários

  1. Pode ser só uma dúvida de leigo, mas se entre Marte e a Terra se encontrar o Sol seria possível continuar a enviar dados.

    1. Sim, mas durava mais tempo, porque a Terra estaria mais afastada de Marte 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights