quinteto planetário

Descoberta verdadeiramente espectacular!
5 planetas em torno de 55 Cancri!!
debra-fischer.jpg
Numa conferência de imprensa, o grupo do Geoff Marcy e da Debra Fischer acabou de anunciar a descoberta de um quinto planeta em torno da estrela 55 Cancri. O planeta tem no mínimo 50% da massa de Saturno e orbita a estrela a uma distância de 0.8 u.a. correspondendo a um período de translação de 260 dias.
O Rui Borges, no seu blog, fez uma pequena entrevista à Debra Fischer, que é a autora principal do artigo que sairá no Astrophysical Journal, a dar conta da descoberta do 55 Cancri f.
Podem ler a entrevista aqui.

A descoberta do planeta 55 Cancri f leva a especulações interessantes.
cancri.jpg

Vejamos as características deste sistema planetário:
– estrela: a estrela é a 55 Cancri, que se encontra a 41 anos-luz da Terra, e tem massa e idade similares ao nosso Sol. É um pouco menos luminosa que o Sol. Tem uma composição mais rica que o Sol em termos de metais, elementos pesados – o que é bom!
– disco de poeira: tal como noutras estrelas, ou tal como se estivéssemos a olhar para o nosso sistema solar a partir doutro, um disco de poeira foi descoberto à volta desta estrela em 1998. Este disco tem dado a conhecer vários planetas. Parece-me que a probabilidade de discos de poeira que levem a planetas poderá ser superior à esperada (33%).
– 5 planetas: pela primeira vez, temos 5 planetas à volta de uma estrela. Gradualmente vai-se descobrindo cada vez mais planetas à volta das estrelas. Neste caso específico, já falta pouco para termos descoberto tantos planetas como aqui no nosso quintal.
– Júpiter: este sistema tem um planeta parecido com Júpiter, dominando o sistema, numa órbita parecida com a de Júpiter. Pensa-se que Júpiter foi e é muito importante para a vida na Terra (desviando cometas da e para a Terra – dependendo do papel dos cometas). Pensa-se que é essencial para a vida num planeta interior, ter um Júpiter a uma distância similar, de modo a ter as condições estáveis para a evolução seguir o seu curso.
– órbitas circulares: os planetas neste sistema, ao contrário de outros que vamos encontrando noutros sistemas, têm órbitas quase circulares! Tal como no nosso Sistema Solar, isto parece ser essencial em termos de estabilidade, para a vida poder evoluir.
– distância: o planeta está a 0.8 U.A., um pouco mais perto da estrela-mãe do que a Terra está do Sol. Está no “sítio certo”, porque a estrela-mãe é um pouco menos luminosa.
– zona habitável: pelo ponto anterior, o planeta encontra-se precisamente dentro da zona habitável! Não havia um sítio melhor para estar!

Os problemas/diferenças para o nosso Sistema Solar:
– caracteristicas dos outros planetas: à parte o planeta parecido com Júpiter no sítio certo, os outros 3 planetas anteriormente descobertos são “Hot Jupiters”, planetas gigantes, massivos, e muito perto da estrela – todos mais próximos da estrela-mãe do que Mercúrio do Sol.
– o planeta agora descoberto é 45 vezes mais massivo que a Terra, provavelmente tendo uma composição e aparência similares a Saturno.
– estrela binária: neste sistema não existe só uma estrela – ao contrário do nosso onde existe só o Sol. A estrela-mãe (que o planeta orbita) faz parte de um sistema binário, sendo que a outra estrela é uma anã vermelha. No entanto, as características deste sistema binário não parecem ser prejudiciais à vida tal como a conhecemos.

Será que este planeta poderá ter vida, tal como o planeta Tatooine, da Guerra das Estrelas (Star Wars), que também tinha dois “sóis” no céu?
tatooine.jpg

Provavelmente não, porque o 55 Cancri f não é um planeta rochoso/telúrico como o nosso.

No entanto, no nosso Sistema Solar, os gigantes gasosos têm várias luas ao seu redor.
Se luas forem também uma característica deste planeta – e já há vários astrónomos a suspeitar que isto seja realmente verdade, como disse o astrónomo Derrick Pitts -, então essas luas poderão ter água líquida na sua superfície rochosa.
E água à superfície num corpo rochoso à “distância certa” pode levar a pensar em vida…

Tendo vida ou não, o certo é que esta notícia excitou de sobremaneira a comunidade científica que se dedica a estes temas.
É que não só é a primeira vez que se descobre 5 planetas à volta de uma estrela que não o Sol, mas também muito pouca gente, sobretudo astrónomos, esperava encontrar um sistema planetário parecido com o nosso em tão pouco tempo…

Leiam o paper, um artigo, e vejam este site, com várias imagens e animações deste sistema.

Vejam a CNN – Student News, a dar as notícias da chegada em segurança do vaivém Discovery, e da descoberta do planeta extrasolar 55 Cancri f. Recomendo este vídeo.

Existem outros sistemas solares similares ao nosso?
Vejam este vídeo, com legendas em português, que explica o sistema planetário existente em 55 Cancri, na estrela Upsilon Andromedae, e também em órbita da estrela HD 80606:

Próximo passo?
Encontrar ainda mais planetas, e sobretudo tentar encontrar planetas mais pequenos, e mais próximos da massa da Terra.
É pena que a missão TPF (Terrestrial Planet Finder) tenha sido cancelada… e que a SIM (Space Interferometry Mission) não esteja em bons lençóis.
Depositemos as nossas esperanças na missão europeia Darwin, e sobretudo na missão Kepler que provavelmente será a próxima missão e a primeira que irá procurar planetas do tipo terrestre. Podem ver detalhes da missão Kepler, aqui e aqui.

2 comentários

3 pings

  1. É impresionante a descoberta de novos planetas, ainda há muito a descobrir, a biblia nos revelar muito desses planetas que já foram habitados segundo o livro de isaias, o destruidor de mundos passou por eles, e agora estar destruindo o nosso, instigando a corrupição, juntamente com a destruição da natreza e dos recursos não renovaveis, nada mais é que a cobisa e ganancia dos que querem enricar mesmo que para isso precissem destuir reservas e manancias.

    Sou educador ambiental e, um homem fascinado pela Biblia e pelos mistérios do Universo.

    1. Leonidas, estas descobertas são feitas pela ciência… não pela Bíblia nem por qualquer outro livro religioso.

  1. […] Sol, situada a 40 anos-luz, na direcção da constelação do Caranguejo. Os astrónomos detectaram 5 planetas em torno dela. O planeta estudado pela equipa é o mais interior do sistema, designado por 55 Cancri-e, e é uma […]

  2. […] Gliese 667 cC, GJ 1214b (atmosfera de água), Kepler-186f, KOI-961, KOI-172.02, Alfa Centauri, Quinteto, Mais 10 + 18 + 50. HD 132563. HD 85512b, HD 10180, HD 40307g, Kepler-10b, Kepler-11, Kepler-16b […]

  3. […] 2007, demos a fantástica notícia de haver 5 planetas em órbita da estrela 55 Cancri: 55 Cancri b, c, d, e, f. Este sistema planetário com algumas […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.