Kaguya

Kaguya

Mitologia: (texto de Francisco Gomes)
Em data incógnita do século X d.C., a princesa selenita, Kaguya Hime, foi encontrada ou… imaginada a brilhar unida a um tronco, por um humilde japonês, cortador de bambu !
Este, como plebeu obediente à hierarquia dominante da época e na região, viu-se incapaz ou impedido de continuar a sonhar e transferiu a magia para ilustres nobres ou chefes marciais !
Acontece que tal princesa, oriunda de um reino lunático, com crateras, mares e montanhas, mais calmos do que aqueles que encontrou no Império do Sol Nascente, com terramotos, maremotos e… assédios em constante evolução e incongruentes com o nome do oceano que o rodeia, decidiu rejeitar estes e, numa noite aluada de 15 de Agosto, optou pela ascensão às origens mais tranquilas ou… desérticas, do seu palácio Lunar !
Kaguya, é um nome que transmite ao povo nipónico, sensações fantasiosas ou mágicas, referentes à Lua e teve origem numa longínqua novela folclórica de autores desconhecidos, do sec. X, denominada “O Conto do Cortador de Bambu = Taketori Monogatari “.

Em Setembro de 2007, a sonda Japonesa Kaguya partiu em direcção à Lua.
d1223a.jpg
O Japão levou a cabo o lançamento da sonda lunar Kaguya (SELENE – SELenological and ENgineering Explorer) no dia 14 de Setembro de 2007. O lançamento foi levado a cabo desde a Plataforma de Lançamento LP1 do Complexo de Lançamento Yoshinobu, Tanegashima, por um foguetão H-2A/2022 (F13).

A missão SELENE consiste em três veículos: a Kaguya, que é o veículo principal, e os pequenos satélites RelaySat e VRADSat. Após o lançamento a sonda executa duas órbitas em torno da Terra, entrando posteriormente numa trajectória translunar após a verificaçãe todos os seus instrumentos. A separação dos dois pequenos satélites dá-se já na órbita lunar. As órbitas serão gradualmente circularizadas. A missão deverá ter a duração de um ano com os três satélites numa órbita polar.

Os dados obtidos pela Kaguya irão ajudar a compreender melhor a origem e evolução da Lua, sendo esta missão anunciada como a missão mais importante desde o Programa Apollo. Uma câmara de alta definição a bordo da Kaguya irá ser utilizada para obter imagens da superfície lunar e do ‘nascer da Terra’ no horizonte lunar. Outras câmaras irão proporcionar uma visualização tridimensional da superfície.

Impressionantes imagens de alta definição tiradas pela sonda Japonesa à superfície lunar enquanto passava pouco acima dela:

Uma visão que nunca tinha sido registada. Um eclipse visto da Lua capturado pela sonda Kaguya. É a Terra que está a “cobrir” o Sol.

Imagem de alta resolução da Terra a “nascer”, a partir da órbita lunar.
071113-earth-spole-02.jpg
Fotos tiradas à Terra enquanto a sonda se ia afastando:

Mais uma belíssima imagem da nossa Terra.
É uma imagem captada a 110 000 km da superfície da Terra.
Terra

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights