OGLE

O projecto OGLE (Optical Gravitational Lensing Experiment) foi originalmente concebido com o objectivo de investigar a natureza da matéria escura através da detecção do aumento temporário do brilho de estrelas num campo de visão monitorizado. Alguns destes eventos poderiam dever-se a lentes gravitacionais induzidas por corpos maciços invisíveis atravessando a nossa linha de visão para a estrela. Devido à baixa probabilidade dos eventos e ao interesse em estudar o halo galáctico, o projecto focou a sua atenção em campos no centro galáctico e nas Nuvens de Magalhães.
Entretanto o projecto passou à sua fase 3 (OGLE-III) a qual tem como objectivo primário a detecção de exoplanetas pelo método dos trânsitos. O projecto pôde utilizar a instrumentação e know-how adquirido em fases anteriores para estas buscas e alargou também os campos observados para uma região na constelação da Quilha (Carina).

Em Novembro de 2007, foram anunciadas mais duas descobertas, os OGLE-TR-182b e OGLE-TR-211b, precisamente na dita constelação. Têm ambos massas próximas da de Júpiter e órbitas quase circulares em torno das respectivas estrelas, com períodos muito curtos de 3.9 e 3.7 dias, respectivamente. As estrelas hospedeiras são das mais débeis em que foram detectados planetas, com magnitudes superiores a 15, pelo que foi necessário o poderoso VLT para fazer a confirmação da descoberta. Tratam-se em ambos os casos de anãs ou sub-gigantes do tipo F-tardio ou G com a particularidade da OGLE-TR-182 ter uma metalicidade muito elevada (2.3 vezes a solar). O OGLE-TR-211b é mais um exemplo de um “hot Jupiter” com um raio anormalmente elevado.

Em Abril de 2008, foi descoberto um sistema planetário (OGLE-2006-BLG-109L) com planetas como os nossos Júpiter e Saturno, a 5 mil anos-luz de distância da Terra.
Esta parecença ao nosso sistema solar faz-nos pensar que existe uma pequena probabilidade de existir lá também uma outra Terra.
No entanto, com as actuais técnicas de detecção, não se pode detectar planetas terrestres num sistema tão distante como este.

No final de 2008, este projecto tinha descoberto 14 exoplanetas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights