XO

O projecto XO é uma colaboração internacional de astrónomos amadores e profissionais, utilizando o telescópio Haleakala no Hawaii e o McDonald Observatory da University do Texas em Austin.

XO-1b: tem a mesma massa de Júpiter, é 30% maior que Júpiter, e orbita a estrela em 4 dias.

XO-2b: tem metade da massa de Júpiter, o mesmo tamanho de Júpiter, e orbita a estrela em 2,6 dias.

XO-3b: tem 12 vezes a massa de Júpiter, é 21% maior que Júpiter, e orbita a estrela em 3 dias. Tem uma excentricidade orbital moderadamente elevada de 0.26. Existe incerteza na massa e raio do planeta que se devem a incertezas na distância, massa e raio da estrela hospedeira. A massa elevada do planeta coloca-o muito próximo do limite a partir do qual pode dar-se a fusão do deutério no seu centro por alguns milhões de anos o que, para alguns astrofísicos, é um critério que distingue planetas maciços de anãs castanhas. Esta distinção é motivo de grande controvérsia entre os astrofísicos e o XO-3b poderá ser valioso na clarificação desta situação.

XO-4b: tem 72% mais massa que Júpiter, é 34% maior que Júpiter, e orbita a estrela em 4 dias. O João Gregório participou nesta descoberta.

XO-5b: tem 15% mais massa que Júpiter, é 15% maior que Júpiter, tendo uma densidade igual à da água, e orbita a estrela em 4 dias. O João Gregório participou nesta descoberta.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights