Há um ano…

… tive a sorte de observar do cometa McNaught (C/2006 P1) durante uma trégua dada pela chuva no início de Janeiro. Os acontecimentos dos dias 11, 12 e 13 de Janeiro de 2007 ficarão para sempre na minha memória como uma das experiências mais fantásticas dos meus longos anos de astrónomo amador: a imagem da cabeleira interior e parte da cauda do cometa a alguns graus de distância do Sol no fim do dia, numa altura em que Vénus, com magnitude -4, ainda não era visível; a curvatura suave da cauda, visível em binóculos apesar da proximidade do horizonte, que prometia um belo espectáculo para os amigos no hemisfério sul; a observação do cometa, às 15h30m do dia 13, por entre nuvens altas. Segue um extracto do meu diário para o dia 11 de Janeiro de 2007:

“Hoje, finalmente, eu e a minha esposa conseguimos ver o cometa McNaught após o pôr do Sol, no Monte da Virgem, em Vila Nova de Gaia. Poucos minutos após o por do Sol detectei-o facilmente com uns binóculos 12x80mm e, levantando a cabeça, vi-o facilmente por entre uns cirros que permaneciam teimosamente nessa área do céu. De tempos a tempos tive uma visão desobstruída do cometa. Era muito fácil de observar visualmente e uns 20 minutos depois do por do sol vimos também facilmente uma pequena parte da cauda do cometa. A magnitude do cometa seria aproximadamente -2.

Nos 12×80 o falso núcleo tinha um aspecto muito brilhante e condensado, com uma cor branca intensa. A cauda tinha um aspecto de uma hipérbole muito fechada, com elevado brilho superficial e com cerca de 1-2 graus com visão indirecta.

Quando o cometa baixou de elevação a cor do falso núcleo e da cauda passou para um branco-dourado muito suave. Mesmo ao lado pairavam cirros em tons de rosa de violeta… muito bonito!

Há pouco recebi um e-mail com a primeira imagem feita pelo STEREO-B/SECCHI (duas sondas de observação solar). Trata-se de uma imagem do cometa McNaught cerca de 30 minutos depois de o termos observado. Vou guardá-la como recordação. A felicidade faz-se destes pequenos momentos.”

A imagem em causa era esta:

mcnaught_30min_depois_de_o_vermos.jpg

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights