Pequeno resumo de 2007

Por razões várias, não pude participar activamente nos últimos tempos.
Agora que estou pronto a retomar a minha colaboração, achei que faria sentido fazer um pequeno relato sobre as actividades de 2007.
Na Atalaia realizaram-se 55 encontros ao longo de 2007, alguns com poucas presenças, outros com casa cheia, chegando a ter lá cerca de 40 pessoas.
55 encontros significam muitas horas no campo, muito tempo de observação, de convívio, de troca de impressões, de mordidelas de mosquitos, de elevadas humidades, de noites geladas, mas sempre de genuíno prazer.
E o mais interessante é que aparecem pessoas de todas as idades, famílias, professores acompanhados dos seus alunos, além dos habituais frequentadores.
Este aspecto de as pessoas aparecerem espontaneamente dá-nos uma grande alegria.
Praticamente nenhum fenómeno passou ao lado do nosso interesse.
A espectrografia, por José Ribeiro; os exoplanetas, sobretudo pelo João Gregório, a imagem pelo mestre Filipe Alves e muitos outros como o Paulo Barros, o Henrique Ferreira, o Luís Campos etc. foram actividades sempre presentes e em parte publicadas nos relatos da página da Atalaia, www.atalaia.org
Eu e mais alguns, dos habituais frequentadores cada vez menos, mas dos que vão aparecendo de novo cada vez mais, ainda privilegiamos a observação visual.
Dois trabalhos, ainda que um tenha sido realizado no meu quintal, foram seleccionados como LPOD, em 21 de Janeiro e em 13 de Junho.
2008 inicia-se com a decisão de levar o novo aeroporto de Lisboa para aquela área.
Se o céu já se vinha deteriorando com o rápido crescimento das zonas urbanas, agora tem os dias, ou antes, as noites, contadas.
O local fica mesmo próximo da zona de implantação do aeroporto e será afectado, de forma irreversível, para efeitos de astronomia.
Mas haveremos de encontrar outro local, nem que seja mais afastado.
Boas observações e leituras para todos!

Alberto

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights