Colisão de Buracos Negros – uma enorme explosão!

exploding black holes

A galáxia 0402+379 é o resultado da violenta colisão de 2 galáxias. Encontra-se a 750 milhões de anos-luz de distância. Tem 2 buracos negros supermassivos, separados por 24 anos-luz.
A colisão de galáxias é o segundo acontecimento mais violento que pode acontecer no Universo. O mais violento mesmo é a colisão de 2 buracos negros supermassivos!
E os 2 BNs referidos vão colidir. Só não se sabe é quando… A galáxia 0402+379 é uma bomba-relógio!!!
Quando isso acontecer, vão-se gerar tremendas ondas gravitacionais, que irão inclusivé curvar o tecido do espaço-tempo!
Se por acaso chegar até nós, penso que não haveria grandes problemas para o “mundo gigante” que nós somos. Isto em termos de ondas gravitacionais (espaço-tempo). Mas, na verdade, não tenho certeza. De qualquer modo, a explosão produz uma quantidade enorme de raios gama e não só, que nos “torraria na hora”. Exemplo: uma maçã saudável. Deixe ao ar uns meses e ela apodrece – começa a ficar má por dentro e acaba toda. Aconteceria o mesmo connosco – as nossas células apodreceriam, o nosso corpo morreria por dentro – só que no período de 1 segundo… ou menos.