Jules Verne em órbita

missionup_8march09_lg_6.jpg

Um passo importante foi dado para a Europa no domínio espacial com o lançamento do veículo de carga ATV-1 ‘Jules Verne’ após o lançamento do módulo Columbus para a ISS no passado mês de Fevereiro. O lançamento do ATV-1 teve lugar às 0403:04UTC do dia 9 de Março de 2008 por um foguetão Ariane-5ES (V181/L528) a partir do Complexo de Lançamento ELA3 do CSG Kourou, Guiana Francesa. A missão V181 é a primeira de sete missões que a Arianespace pretende levar a cabo no corrente ano desde Kourou.

O ATV (Automated Transfer Vehicle) é um veículo de carga com uma capacidade três vezes superior ao de um veículo russo Progress M. Nesta missão o primeiro ATV tinha uma massa total de 19012 kg, tendo uma massa de 10470 kg sem combustível. O seu comprimento é de 9,79 metros e o seu diâmetro de 4,48 metros. Em órbita o ATV tem uma envergadura de 22,3 metros com a abertura dos seus quatro painéis solares.

No entanto nem tudo correu bem nas primeiras horas após o lançamento do Jules Verne quando o mau funcionamento de um dispositivo electrónico inactivou um quarto dos propulsores de manobra do veículo. Aparentemente o problema deve-se a um diferencial existente na pressão dos propolentes do sistema, mas a situação está a ser analizada pelos técnicos e responsáveis da ESA.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights