Intenso GRB

A 19 de Março de 2008, o SWIFT detectou o GRB mais intenso de que há registo, o GRB 080319B.
Vejam o alerta da AAVSO (American Association of Variable Star Observers.

O Observatório SWIFT detectou um GRB (Gamma Ray Burst) cuja componente óptica (optical afterglow) atingiu brevemente uma magnitude visual de 5.76 e pôde ser visto a olho nú! O pico de brilho no óptico foi detectado pelo projecto Pi-of-the-Sky, que monitoriza os céus continuamente na esperança de registar estes flashes. Aparentemente o GRB teve origem numa galáxia com um desvio para o vermelho de z=0.937, ou seja, a uma distância de 7.5 mil milhões de anos-luz, na constelação do Boieiro.
O brilho deste GRB e o seu carácter único forneceram aos astrofísicos uma oportunidade de perceber melhor o mecanismo subjacente aos GRBs e a razão do brilho anormalmente elevado do GRB080319B.

Os primeiros artigos com estudos detalhados deste GRB foram publicados na prestigiada revista Nature e os resultados são surpreendentes. A análise do afterglow do GRB080319B indica que este resulta da interacção de dois feixes (e não apenas de um) intensos de partículas com material circum-estelar. O feixe mais intenso é extremamente colimado, com um cone de apenas 0.4 graus, e é constituído por partículas que viajam a 99.9998% da velocidade da luz. Este feixe encontra-se no interior de um outro feixe, menos energético e menos colimado (20 vezes mais aberto), com propriedades semelhantes às apresentadas por outros GRB. Esta observação sugere a possibilidade de que todos os GRB tenham feixes com duas componentes sendo que, na maioria dos casos, apenas se observa a componente menos intensa. No caso do GRB080319B, o feixe mais intenso de radiação estava alinhado quase exactamente com a Terra, o que explica o seu brilho excepcional. Com base nas características do feixe mais energético, é possível calcular que, em média, podemos esperar um GRB com as características do GRB080319B por década.

grb.jpg

Ou seja, o telescópio Swift, da NASA, observou a maior e mais distante explosão jamais observada.
A luz da explosão demorou 7,5 mil milhões de anos a chegar à Terra! A explosão deu-se ANTES da Terra se ter formado!
Foi uma explosão de raios gama, a mais potente de todas as explosões desde o Big Bang. Esta explosão foi 2,5 milhões de vezes mais luminosa que alguma Supernova até hoje detectada, sendo assim o objecto mais brilhante alguma vez visto por humanos.
A explosão tem o nome GRB 080319B.

O Swift detecta cerca de 2 explosões de raios gama por semana. Mas no dia 19, o Swift detectou 4 explosões, sendo a GRB 080319B a mais potente.

1 comentário

    • Atamar Chalub on 18/08/2014 at 00:50
    • Responder

    hj já temos uma maior a GRB 130427A

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights