Dia da Toalha

panic
Don’t Panic! Hoje, 25 de Maio, comemora-se o Dia da Toalha!
Em homenagem ao Douglas Adams, e à sua obra-prima, Hitchhicker’s Guide to the Galaxy, toda a gente deve andar hoje de toalha ao ombro!
Podem ver aqui informações num dos sites oficiais, aqui o site que historicamente (nos últimos anos) é o oficial (e que contém montes de fotos de aniversários passados – incluindo portugueses usando uma toalha!), um site com várias fotos deste dia já em 2008, vídeos sobre o Dia da Toalha, e um site do Brasil com o Dia da Toalha (para quando um site em Portugal?).
Não se esqueçam da toalha!

É uma iniciativa já com alguns anos destinada a homenagear o autor Douglas Adams, conhecido pela trilogia em 5 partes “Hitchhicker’s Guide to the Galaxy” (ou HHGG) entre outros.
Basicamente, é para usar uma toalha durante todo o dia, para onde quer que se vá. Como a vão usar, isso já fica ao critério de cada um.
Os mais distraídos, ou os que não conhecem o Guide, poderão perguntar “porquê uma toalha?”, e um pequeno excerto do Guide explica o porquê:
“Uma toalha, diz-nos, é a coisa mais útil que um viajante à boleia interestelar pode ter.
Em parte tem um grande valor prático – pode embrulhar-se nela para aquecer enquanto viaja na zona das luas geladas de Jaglan Beta; pode deitar-se nela nas brilhantes praias de areia cor de mármore de Santraginus V, inalando os vapores do mar; pode usá-la como cobertor, quando dorme por baixo das estrelas que têm um brilho tão vermelho no mundo deserto de Kakrafoon; usá-la para servir de vela numa mini-jangada para descer o lento rio Moth; molhá-la e utilizá-la em combate corpo-a-corpo; envolvê-la em torno da cabeça para se proteger de vapores tóxicos ou para evitar o olhar da Voraz Besta Bugblatter de Traal (um animal intrigantemente estúpido, que assume que se você não o pode ver, ele também não o pode ver a si – burro como um arbusto, mas muito voraz); pode usar a sua toalha como sinal de perigo em emergências, e claro, para se secar se ela ainda se apresentar suficientemente limpa.”

Cá está a minha homenagem ao Douglas Adams:

Douglas Adams em “The Restaurant at the End of the Universe”: “The Guide is definitive. Reality is frequently inaccurate.”
42
O The Hitchhiker’s Guide to the Galaxy (À Boleia pela Galáxia) é uma trilogia em 5 partes, em que sobretudo os 4 primeiros contos são verdadeiras obras de arte da ficção científica e da comédia.
Por esta série e outros livros que escreveu, Douglas Adams mostrou a sua genialidade.
Entretanto já foi feito um filme em 2005, mas não tem tanta piada como a série de contos.
Mas vejam o começo do filme, legendado em português do Brasil, com as segundas criaturas mais inteligentes na Terra:

E aqui, também legendado, uma baleia em queda livre:

O sentido da vida, dobrado em português do Brasil:

Como o Babel Fish prova a não existência de Deus:


Ou seja, Douglas Adams diz que Deus só existe porque existe essa necessidade humana de Deus existir, e porque existe fé. Sem fé, não existe Deus. Para Deus existir, tem que existir fé (crença). Se houver provas (factos) da existência de Deus, então a fé (crença) é desnecessária, porque deixa de ser crença e passa a ser factos. Como sem fé, Deus não existe (é preciso que alguém acredite), então havendo provas, apaga-se a fé e mata-se Deus.

Podem ver aqui vários vídeos do filme, legendados em português.
E mais um trailer com a parte final do filme:

2 comentários

1 ping

  1. Estava procurando eventos de astronomia e satélite e encontrei este calendário. Não conhecia este dia. Gostei da tua foto com a toalha e a máscara.

    Como consegue dar conta da tua agenda de trabalho e estudo e ainda enviar tantas informações para o forum?

    Sabe de conferencias, feiras, etc sobre stélite no mundo todo?

    1. Olá,

      Sobre dias no ano, é todos os anos a mesma coisa :), por isso, já temos em calendário para o ano todo 🙂

      Quanto a conferências e outras coisas do género, muitas vezes enviam-me para o e-mail e eu vou divulgando 🙂

      Quanto a notícias, eu tiro tempo para a ler e escrever, e depois vou pondo em rascunho… e vão saindo durante o dia 🙂

      Mas sim, perde-se muito tempo com isto tudo 🙂

  1. […] 25 de Maio é o Dia da Toalha. É uma homenagem a Douglas Adams, o autor da fantástica série Hitchhiker’s Guide to the Galaxy. Como sabem, a toalha é o elemento mais importante para se levar numa viagem espacial. Por todo o […]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights