ZhongXing-9 em órbita

Às 1215UTC do dia 9 de Junhoa China levou a cabo o seu terceiro lançamento orbital de 2008ao colocar em órbita o satélite de comunicações ZX-9 ZhongXing-9. O lançamento teve lugar desde o Centro de Lançamento de Satélites de XiChang, localizado na província de Sichuan que recentemente sofreu um forte abalo sísmico. O lançamento foi levado a cabo por um foguetão CZ-3B Chang Zheng-3B (CZ3B-10) a partir do Complexo de Lançamento LC2.

O satélite ZhongXing-9 foi construído pela Alcatel Alenia (agora Thales Alenia Space) e é baseado no modelo Spacebus-4000C2. Será operado pela empresa estatal China Direct Broadcast Satellite Co Ltd. O satélite, que é parte da primeira geração de sistemas DBS da China, está equipado com 22 repetidores activos de banda Kuque irão ser utilizados para transmissão de serviços de satélite a partir da sua localização na órbita geossíncrona a 92,2º longitude Este.

Com uma vida operacional de 15 anos, irá proporcionar transmissões para 98% da população chinesa, incluindo Hong Kong, Macau e Taiwan. Os utilizadores irão receber até 200 canais de definição normal e alta definição através de antenas com um diâmetro de 0,45 metros a 0,60 metros.

Tal como o seu predecessor Xinnuo-2, o ZhongXing-9 utiliza o sistema ABS-S (Advanced Broadcast System – Satellite) que permite um aumento de 30% na largura de banda dos repetidores.

Até 2010 a China planeia lançar os satélites Xinnuo-4 e Xinnhuo-6 para aumentar a sua capacidade de transmissão e cobertura.

O contrato para a construção do ZhongXing-9 foi assinado em Abril de 2005 com o contrato para o lançamento a ser finalizado a 9 de Novembro de 2005 entre a Corporação Industrial Grande Muralha da China e a Corporação de Transmissão por Satélite da China. O satélite estava originalmente previsto para ser colocado em órbita no segundo semestre de 2007.

O foguetão CZ-3B Chang Zheng-3B é um lançador a três estágio desenvolvido para suprir a demanda do mercado mundial do lançamento de satélites de comunicações. O seu desenvovimento teve início em 1986 e é baseado no lançador CZ-3A Chang Zheng-3A. É o mais potente lançador na frota de foguetões chinesa.

O desenvolvimento deste foguetão é baseado na herança e tecnologia da família de lançadores Chang Zheng (Longa Marcha). O CZ-3B pode colocar cargas em órbitas de transferência para a órbita geossíncrona até um máximo de 5100 kg.

O veículo tem uma massa de 426000 kg no lançamento e um comprimento de 54,5 metros. O diâmetro da ogiva de protecção da carga varia entre os 4,0 e os 4,2 metros. tem uma taxa de sucesso de 90%, sendo este o 10º lançamento de um CZ-3B, o 108º lançamento lançamento com sucesso da China e o 107º lançamento de um foguetão da família Chang Zheng.

O ano de 2008 deverá assistir ao lançamento da Shenzhou-7 tripulada por três yuangyuans. Um dos membros da tripulação irá levar a cabo a primeira actividade extraveícular do ambicioso programa espacial chinês. O lançamento está previsto para ter lugar entre 12 e 14 de Outubro próximo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights