Anúncios interessantes

Em Junho de 2008, houve vários anúncios interessantes na área dos exoplanetas.

As descobertas de planetas pelo método da velocidade radial têm vindo a diminuir de ritmo, um facto que é explicado pela teoria “core accretion” de formação planetária, a mais bem sucedida até ao momento. Na verdade a teoria prevê uma relativa raridade de planetas com massas entre a de Júpiter e a de Neptuno e a maioria dos programas apenas agora começam a revelar em números significativos os planetas “Neptunianos”. Uma descrição particularmente clara da actual situação pode ser encontrada aqui.

Várias equipas publicaram estudos de planetas em trânsito conhecidos que permitem refinar os seus parâmetros fundamentais, e.g. HD 149026b, GJ436b, HD 189733b, HD 209548b, TrES-3b, HAT-P-4b e XO-2b. Os instrumentos utilizados para estes estudos foram observatórios espaciais como o Spitzer, MOST e Hubble, ou sondas espaciais como a EPOXI. Informação actualizada sobre estes sistemas pode ser encontrada aqui.

O censo de planetas em torno de estrelas mais evoluídas, gigantes de tipo K e G, contribuiu também com novos planetas maciços em torno das estrelas 14 And, 6 Lyn, e 81 Cet.

Um estudo publicou novas restrições para as características de eventuais planetas em torno de Alfa Centauri C. Podem ver um excelente resumo dos resultados aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights