Euro 2008

Parece estranho um assunto destes num Blog de Astronomia, mas se todos falam de futebol há 2 semanas porque não nós?
Obviamente que não vou falar das escolhas teimosas antes e durante os jogos feitas pelo Scolari (tendo em conta que na selecção natural a adaptação ao ambiente daquele momento é um factor determinante, a “espécie” Scolari duraria pouco em termos evolutivos), nem sequer vou falar da falta de ética do Chelsea (a 2ª divisão na era pós-Mourinho vinha mesmo a calhar), nem vou falar do Ricardo Coração-de-Leão e Mãos de Manteiga (o filme “Fuga das Galinhas”, em que elas conseguem sair por alto, não é um filme de referência para este guarda-redes), nem vou falar do Ronaldo com a sua cabeça na Lua (certamente a pensar em mais uma constelação de galácticos), nem sequer do inadaptado Paulo Ferreira (cartão especial de agradecimento ao Scolari por mais este “esquerdino”), nem sequer dos centrais (tal como o Gelo em Marte, estes evaporam-se quando estão na área), …
Vou falar sim do treinador francês Raymond Domenech.

Escorpiões não entram
Em 1998, a França foi Campeã do Mundo de Futebol, sob o comando técnico de Aimé Jacquet. Logo de seguida, no ano 2000, a França ganhou o Campeonato da Europa com o treinador Roger Lemerre.
No Mundial 2006, num grupo fraquíssimo, e no actual Europeu 2008, a França tem por seleccionador nacional o Raymond Domenech.
Domenech, como treinador de futebol, nunca conseguiu ganhar nada (se exceptuarmos um títulozito na 2ª divisão francesa), e continuou o seu curriculum de sucesso na selecção Francesa.
A sua famosa competência foi agora explicada: o Domenech escolhia quais os jogadores que deviam jogar e qual o sistema táctico da equipa em função das… posições dos astros!!
Sim, o Domenech acredita na astrologia a esse ponto!!
Por exemplo, jogadores do signo Escorpião não seriam considerados pelo Domenech, assim como Leões na defesa não eram confiáveis para ele.
Podem ler mais sobre isto, aqui em inglês, e aqui num artigo excelente em português.
Tendo em conta o sucesso da selecção francesa (3 jogos, 1 ponto, 1 golo marcado e 6 sofridos), Domenech não ficará à frente da selecção gaulesa muito mais tempo (será que leu isso nos astros?), e quer-me parecer que também não fará grande sucesso como astrólogo…

1 comentário

1 ping

  1. Continuei esta análise, neste post:
    http://www.astropt.org/2010/06/22/franca-contra-escorpioes/

  1. […] – Desporto: Nelson Évora. Euro 2008. Mundial 2010. […]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights