Prémio para Museu Português

Há cerca de 10 dias visitei o Museu da Ciência de Coimbra.
MCUC
(cliquem na imagem para ampliar)

Houve 3 coisas que me impressionaram positivamente: a simpatia das pessoas que lá se encontravam (desde o director Dr. Paulo Gama Mota, passando por outras pessoas da direcção como a Dra. Carlota Simões, e acabando nas responsáveis directas pelo serviço educativo e contacto com o público), a arquitectura (preservar toda a história existente no edifício e conciliá-la com actividades juvenis não é fácil, mas este museu consegue-o), e certas actividades (realço uma máquina de astronomia em que se vê os planetas em 3D à nossa frente, a informação sobre biodiversidade, e uns livros feitos com trabalhos de alunos).
Podem ver mais informações e imagens do interior do museu nestes 5 sites (1, 2, 3, 4, 5).
Realço também os livros “Museu da Ciência: Luz e Matéria” e “Azulejos que Ensinam“, à venda neste Museu.

Por fim, é de assinalar e congratular este Museu, devido a ter vencido o Prémio Micheletti 2008, que distingue o melhor e mais inovador museu em ciência, técnica e indústria.
Podem ler sobre isto, aqui em português, no site do Fórum Europeu de Museus, no site do Conselho da Europa, e no site da Fundação Micheletti.

No Press Release relativo ao prémio, consta:

Museu da Ciência da Universidade de Coimbra recebe Prémio Micheletti
O Prémio Europeu do Museu do Ano (EMYA) organizado pelo European Museum Forum (EMF),
celebrou o seu 31º aniversário com uma cerimónia de apresentação e actividades desenvolvidas em vários locais de Dublin, na Irlanda, organizado pela Chester Beatty Library, o Heritage Council, o Departamento de Artes, Desporto e Turismo, e organizações patrocinadoras locais.
Os prémios foram anunciados no Sábado, dia 17 de Maio, na National Gallery da Irlanda, durante a
cerimónia na qual estiveram mais de 200 pessoas de 27 países da Europa, seguidos de um jantar de gala.
Os museus vencedores foram anunciados por Sir Neil Cossons, presidente do EMF e pela patrona deste Forum, sua Majestade a Rainha Fabiola da Bélgica.
Nas palavras do júri do European Museum of the Year Award 2008 (EMYA):
“O Prémio Micheletti para o museu de técnica ou indústria mais promissor entre os candidatos deste ano vai, de modo pouco usual, para um museu de ciência. O Museu da Ciência da Universidade de Coimbra em Portugal que impressionou o júri com o cuidadoso restauro e design do edifício neoclássico do Laboratorio Chimico. Através do tema “segredos da luz e da matéria”, o museu cruza com grande sucesso diferentes disciplinas científicas com a integração do edifício histórico, os objectos da colecção, experiências e interactivos multimédia criteriosamente escolhidos. Somam-se a estes um programa de actividades muito variado e publicações de elevado nível que resultam numa excelente experiência para os visitantes.”

Parabéns!! 😀

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights