Spin Precession

Em Julho de 2008, tivemos mais uma confirmação de que Einstein estava certo.
Ao analisar um par de pulsares, os cientistas confirmaram a existência de um efeito previsto pela Teoria Geral da Relatividade.

No Universo relativistico, a matéria encurva o espaço e atrasa o tempo. No entanto, a velocidade da luz permanece constante. Estes são os efeitos mais conhecidos e provados da Teoria Geral da Relatividade.

No entanto, existem outros efeitos mais estranhos também previstos pela Relatividade Geral. Um deles é denominado “precessão de rotação” (“spin precession“).
Consiste na ideia de que dois objectos que orbitem um ao outro, distorcem o espaço o suficiente para causar disturbios nos seus eixos, começando a oscilar que nem piões a rodar.
Esta denomidada precessão é causada pela forte gravidade, pelo que quanto mais maciços os objectos, mais fácil será de ver o efeito.
Foi precisamente este efeito que os cientistas conseguiram observar e confirmar, com os valores medidos a resultarem num número bem dentro da margem de erro da previsão dada pelos cálculos baseados na Relatividade.