Irão terá falhado lançamento de satélite

Dados divulgados pelo governo norte-americano e baseados em observações do lançamento levado a cabo pelo Irão no passado dia 17 de Agosto, parecem indicar que na realidade terá havido uma tentativa de colocar em órbita um satélite artificial.
Observações levadas a cabo pela Marinha dos Estados Unidos no Golfo Pérsico e por vários satélites DSP em órbita, indicam que o segundo estágio do foguetão lançador Safir-1 terá tido problemas tornando-se errático e descontrolado, levando assim à destruição do satélite Safir-e-Omid que seguia a bordo.

Após as notícias iniciais por parte dos orgãos de informação iranianos que davam como certa a colocação em órbita do satélite, estes veículam agora uma versão oficial de que na realidade o lançamento terá sido somente um teste do foguetão lançador que num futuro próximo deverá colocar em órbita aquele que será o segundo satélite do Irão.
Nas horas após o lançamento e quando já se dizia que o seu objectivo era somente de levar a cabo um ensaio, os jornais iranianos apontavam que o satélite iraniano seria colocado em órbita “esta semana”, dizendo agora que o lançamento terá lugar num futuro próximo.

Como é normal, será sempre difícil ter a certeza do que se passou na realidade mas parece que estamos perante uma tentativa de encobrimento dos acontecimentos que tiveram origem no lançamento do Safir-1 desde a base de Semnan.

Mas, mais tarde ou mais cedo, o Irão vai ser capaz de lançar satélites com lançadores de fabrico iraniano…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights