Portugal no Espaço

Gabinete Português para o Espaço:
Depois de receber a notícia há um ano que o GPE havia sido extinto no âmbito do PRACE, eis que surge de cara lavada, com um site (mais ou menos) actualizado.
Persiste contudo, a falta de visibilidade deste organismo e de promoção de actividades junto de Escolas e parceiros tanto empresariais como educacionais. A politica espacial portuguesa, assim como a sua indústria, prima pela sua discrição e secretismo para o público em geral.
Acredito contudo, que com o passar os anos, esta instituição pública possa ter um papel mais activo na promoção do Espaço a nível nacional e que as empresas portuguesas participem nessa promoção.
Em 2010, o Gabinete Português para o Espaço tornou-se no Gabinete do Espaço da FCT.


Portuguese Space Catalogue 2009:

O catálogo com tudo o que se faz em Portugal no sector espacial.
É interessante para conhecer o nosso sector empresarial que se dedica à exploração do espaço.
Este documento reúne informação sobre os projectos que estão a ser feitos em Portugal pela indústria aeroespacial assim como um pequeno CV das empresas a operar em Portugal, com indicação dos seus principais projectos.


Relatório sobre Políticas Espaciais:
Em Junho de 2009, a Assembleia da República produziu um relatório sobre políticas espaciais através de um grupo de trabalho sobre tais matérias.
Fico contente em saber que há interesse político nesta questão.
O relatório dá uma ideia resumida do que se faz em Portugal em termos de astronomia e ciências espaciais e resulta da audição de diversas entidades ligadas a estes meios.
Vários problemas são enunciados e esperemos que o relatório sirva para alguma coisa em termos de decisão política. Mas desconfio que será mais um belo texto para ficar tudo na mesma.


Fórum do Espaço:
Em Julho de 2009, decorreu em Lisboa o 3º Fórum do Espaço 2009. Um encontro para apurar o “estado da arte” em Portugal e também para fazer comparações com outros países. É claro que o nosso sector espacial é pequenino, emprega apenas 80 pessoas. Mas é o que temos e é bom haver estas reuniões para se perceber o que se faz por cá.


Odisseia Ibérica:
actualidadeconomica
A revista “Actualidade – Economia Ibérica” da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Espanhola, publicou na sua edição de Julho, um destaque sobre as empresas que em Portugal e Espanha se dedicam ao negócio espacial. Um destaque que nos dá uma boa ideia sobre o que se faz em Portugal e Espanha neste sector.

1 ping

  1. […] – AstroPolítica: Portugal no espaço. Europa. Brasil. Rússia. China. Índia. Japão. Irão. Coreia. Obama. Ataque […]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights