Antikythera

O Mecanismo de Antikythera, ou Máquina de Anticítera é um artefacto antigo que se pensa ser uma calculadora (ou computador) antigo que calculava posições astronómicas de modo a auxiliar a navegação.
Não termos a certeza do propósito deste artefacto de cerca do ano 100 A.C. “revela que o nosso conhecimento de tecnologia antiga é incompleto”.
Até foi criado um projecto de investigação para tentar descobrir mais detalhes sobre este artefacto.
antikythera

A 31 de Julho deste ano foi publicado na revista científica Nature que parte do mecanismo mostra que também foi utilizado para calcular os períodos temporais dos Jogos Olímpicos da Antiguidade.

Mas esta investigação levou a mais conclusões, entre elas que este mecanismo também foi utilizado para prever eclipses. E até uma possível ligação a Arquimedes, um dos mais importantes cientistas da Antiguidade.

Leiam o paper e o abstract.
Leiam este pequeno artigo, esta pequena adição, e este excelente artigo.
Vejam também este excelente vídeo sobre o assunto.

Vejam também o mesmo mecanismo feito em Lego:

2 comentários

1 ping

  1. Olá,

    Ontem vi um documentário na televisão sobre este mecanismo. E como sei, mais ou menos, como os produtos são tratados para serem emitidos pele televisão, vim “cuscar” a vossa opinião especializada sobre o assunto.

    Gostei muito, obrigada.

    Cristina

  2. A APOD também trouxe este mecanismo:
    http://antwrp.gsfc.nasa.gov/apod/ap110109.html

  1. […] 29 – História (tag): Incas. Galileu. Copérnico. Newton (luz, documentário). Hawking (documentário). Bruno (aqui). Bohr. Cassini. Maxwell. Horrocks. Curie. Feynman. Ibata. Manning. História da Ciência. Einstein: Relatividade Geral, Relatividade Restrita, vídeo, velocidade da luz, Efeito Fotoeléctrico, Equação, café. Conferência Solvay. Lei de Titius-Bode. Ovo de Avestruz. Máquina de Antikythera (aqui). […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.