Hubble encontra objecto não identificado no espaço

Hubble and new object

o qual coloca os cientistas sobre a ignorância da sua natureza.
Esta é mais uma das fortes razões para se manter o programa do telescópio espacial Hubble.
Num artigo publicado na semana passada no Astrophysical Journal os cientistas descobriram um novo objecto não identificado no meio de nenhures.
Os cientistas no artigo sugerem que o sinal transitório poderá ser de uma nova classe, antes desconhecida…. especialmente, quando após centenas de dias de observação, o dito objecto desaparece repentinamente sem qualquer explicação óbvia.
Não se fica por aqui a estranheza de tal fenómeno: o dito apareceu num instante no céu – não estava lá antes!
Mais estranho é que os cientistas estão perplexos com o fenómeno porque desconhecem a posição de tal objecto dado que este se comporta de uma forma que nunca antes sido observada.
Paradoxalmente, afirmam que o objecto tanto pode estar a 130 anos-luz como a 11 mil milhões de anos-luz!
Também não se encontra em qualquer galáxia conhecida até ao momento.
Descartaram também a hipótese de supernova (estrela no final de vida que termina num acto de explosão do seu material). Em resumo, os cientistas não fazem a mínima ideia de que se tratará tal objecto! Também exaram que “a forma da curva da luz é inconsistente com as lentes gravitacionais. Além de ser inconsistente com todos os tipos de supernovas conhecidos, não encaixa em qualquer dos espectros de luz da base de dados da Sloan Digital Survey.”

A única coisa que os astrónomos – que trabalham no projecto de Supernova Cosmology – podem dizer é que o objecto apareceu de repente na direcção de um enxame com o pomposo nome de CL 1432.5+3332.8, a cerca de 8,2 mil milhões de anos-luz.

O Hubble captou um objecto que aumentou de brilho de forma contínua durante mais ou menos 100 dias, tendo o pico máximo na magnitude 21 (muito pálido para ser observado mesmo por telescópios de 20″ , ou seja telescópios com espelho de meio metro!)…

esa hubble

Aparentemente um cientista do LHC (Large Hadron Collider) afirmou que o objecto é similar ao flash que um “Imperial Star Destroyer” emite quando atinge a velocidade Warp 10. 🙂 Ou isso, ou então é preciso alguém levar para o espaço AJAX para limpar o espelho do Hubble.

Fonte da notícia: http://gizmodo.com/5049896/hubble-finds-unidentified-object-in-space

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights