Mais uma palhaçada

Há 2 meses atrás andava pela 6ª vez em 6 anos um e-mail a dizer que Marte ia aparecer tão grande no céu como a Lua, levando obviamente a grandes convulsões terrestres. Oportunidade única, imperdível, inesquecível! Pela 6ª vez em 6 anos consecutivos, os crentes foram levados por uma mentira tão clara que é difícil perceber como as pessoas podem, no século XXI, comprar tamanhas patranhas.
Há uma semana atrás, andava tudo aflito que iamos ser engolidos por buracos negros. O comportamento racional e inteligente seria consultar sites científicos que explicavam claramente que isso era mentira. Mas é mais fácil andar a espalhar e a acreditar em mentiras.

Agora anda a passar um e-mail (leiam 2 versões aqui) a dizer que no próximo dia 17 de Outubro, a Terra irá parar de rodar sobre o seu eixo, levando certas regiões terrestres a 36 horas seguidas de luz solar, e o outro lado da Terra (supostamente, os países (sic) pertencentes aos EUA) verá 36 horas consecutivas de escuridão. Supostamente devemos celebrar o evento porque ele não acontecerá nos próximos 2400 anos!

Mas alguém no seu perfeito juízo imagina mesmo que a Terra irá parar de rodar durante 36 horas, quando isso NUNCA aconteceu durante quase 5 mil milhões de anos nem há qualquer razão para isso acontecer?? Aliás, deixem-me ser mais claro: é fisicamente IMPOSSÍVEL isso acontecer.

O e-mail original, totalmente falso e absurdo, também afirma que devemos estar bastante contentes por ver um acontecimento único como este! Tentem lá imaginar o que nos aconteceria, se a Terra, que orbita o Sol a uma velocidade superior a 100.000 km/h e roda a uma velocidade superior a 1.200 km/h à nossa latitude, parásse de repente! Será que nós, humanos, ficaríamos no mesmo sítio? Pois… da mesma forma que quando o carro vai a 100 km/h e pára de repente, nós também ficamos parados no assento…

Por outro lado, da mesma forma que a Lua roda sobre si própria à mesma velocidade que orbita a Terra e é por isso que vemos sempre o mesmo lado dela; para a Terra ficar virada para o mesmo lado do Sol durante 36 horas, a Terra teria que rodar à mesma velocidade que orbita o Sol. Sim, leram bem, a Terra NÃO parava de rodar!!!
Rodava bastante mais devagar do que o faz actualmente. Ou seja, teria que travar bastante e de repente! Deixem-me ser claro novamente: astronomicamente falando, NÃO acontece!

Tenho a certeza que conseguem pensar em mais razões, mas da minha parte, acabo aqui que já estou farto destas “notícias” estúpidas, ilógicas, absurdas, idiotas, imbecis, irracionais, e totalmente anti-científicas!!

Enquanto isso pergunto: que irão inventar no próximo mês?
Pelos vistos, agora todos os meses há algum imbecil que escreve 3 parágrafos ignorantes e depois espera que milhares de seguidores enviem o e-mail para assustadiços leitores que acreditam em todas as parvoíces que por aí andam, sem tentarem saber se realmente é verdade ou não, e reencaminham para os seus amigos com endereços electrónicos.
Daí que peço aos leitores que façam um exercício de preverem qual será a notícia absurda que irá aparecer no mês que vem.

Há quem diga que a Internet serve para educar as pessoas, já que estas podem ver por si diversas fontes e perceberem onde está a verdade.
Se o reencaminhamento destes e-mails serve de evidência, é precisamente para o contrário!

E finalizo felicitando os leitores que nos visitam.
Ao menos aqui, espero eu, vão lendo sobre ciência e percebendo o que é razoável cientificamente. E assim não se deixam levar por estas parvoíces…

1 comentário

    • Valdemar Domingos on 20/09/2008 at 14:49
    • Responder

    Olá

    leio estes disparates apenas para me rir à gargalhada antes de me meter ao trabalho… mas por outro lado, sinto-me um bocado desconsolado por ver que ainda estamos longe de uma sociedade culta e formada, muito longe mesmo… e isso é perigoso.

    V.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights