Terceira missão espacial tripulada da China


As autoridades chinesas confirmaram os nomes dos três yuangyuans que irão tripular a terceira missão espacial chinesa, Shenzhou-7. Os três homens são Zhai Zhigang, Liu Boming e Jing Haipeng.

Zhai Zhigang, de 42 anos de idade, nasceu em Qiqihar, Longjiang, Província de Heilongjiang. Frequentou o Instituto de Aviação do Exército de Libertação do Povo, tornando-se piloto de caça e mais tarde líder de esquadrão. Com 950 horas de voo em diferentes tipos de aviões, Zhai foi seleccionado para o treino de astronauta em 1996 e foi nomeado para o primeiro grupo de 14 homens em 1998. Foi um dos três astronautas que fez parte do grupo final de selecção para a missão Shenzhou-5 em 2003 que foi pilotada por Yang Liwei. Também fez parte da tripulação suplente da Shenzhou-6 em 2005 que foi pilotada por Fei Junlong e Nie Haisheng.
Liu Boming, de 42 anos de idade, nasceu em Yian, Província de Heilongjiang. Foi seleccionado para astronauta em 1998, sendo um dos seis finalistas seleccionados para a missão Shenzhou-6. Possuí um total de 1050 horas de voo em diferentes tipos de aviões.
Jing Haipeng nasceu na cidade de Yungheng, Província de Shanxi. Também com 42 anos de idade foi seleccionado para o treino de astronauta em 1998 e foi um dos finalistas para a missão Shenzhou-6. Possuí um total de 1200 horas de voo em diversos tipos de aviões.

A missão Shenzhou-7 deverá ser lançada às 1310UTC do dia 25 de Setembro de 2008 e a primeira actividade extraveícular chinesa, que provavelmente será levada a cabo por Zhai Zhigang (o substituto é Liu Boming) deverá ter lugar a 27 ou 28 de Setembro e terá uma duração de 40 minutos. O regresso à Terra está previsto para ter lugar no dia 28 após uma missão de cerca de 68 horas.


Finalmente chegou o dia tão esperado pelos amantes da Aventura Espacial. Às 1310:04,988UTC do dia 25 de Setembro de 2008 era lançada desde o Centro de Lançamento de Satélites de Jiuquan a terceira missão espacial tripulada da China, a Shenzhou-7. Este foi o primeiro lançamento espacial tripulado da China a ter lugar à noite com o que provavelmente será o último foguetão CZ-2F Chang Zheng-2F (CZ2F-7) ‘Shenjian’ a iluminar a Plataforma de Lançamento SLS-R e a ser visível durante vários minutos.

A bordo da Shenzhou-7 seguem três taikonautas (existem outras definições para os viajantes espaciais chineses, mas esta é a designação maisutilizada): Zhai Zhigang, Liu Boming e Jing Haipen, todos com 42 anos de idade. Zhai Zhigang, que é o Comandante desta missão, irá tornar-se no primeiro taikonauta a deixar a segurança do seu veículo espacial e levar a cabo uma actividade extraveícular. Utilizando um fato espacial Feitan, baseado no fato russo Orlan-M, Zhai Zhigang deverá permanecer durante 40 minutos no exterior da Shenzhou-7. No módulo orbital irá permanecer Liu Boming que irá envergar um fato espacial russo Orlan-M e que estará pronto a ajudar Zhai Zhigang caso ocorra algum imprevisto.

A Shenzhou-7 é um veículo ligeiramente diferente dos anteriores. Não tendo painéis solares no módulo orbital e os subsistemas necessários para voos mais longos, a Shenzhou-7 possuí novas adições específicas da missão, tais como cinco depósitos de oxigénio extra e um sub satélite colocado no exterior do módulo orbital. No exterior existem também cãmaras de vídeo, pontos de fixação e uma experiência que será recolhida durante a actividade extraveícular.

Planeamento:

Simulação de toda a missão:

Vídeo do lançamento: (também no Público)

Parece que a principal fonte de notícias da China deu o lançamento da Terceira Missão Espacial tripulada como um sucesso tremendo… ANTES do lançamento ter acontecido.

Vejam algumas fotos dos astronautas no espaço.

O passeio espacial foi atrasado em cerca de 1 dia, devido a problemas de adaptação dos taikonautas ao espaço, como podem ler aqui.

Dia 27 de Setembro de 2008 foi concluído com sucesso o primeiro passeio espacial feito por um taikonauta (astronauta chinês).
Zhai Zhigang concretizou o seu sonho de criança. Durante 13 minutos andou a “flutuar” pelo quase-vácuo espacial.
Vejam estas duas imagens, em que na segunda se vê a bandeira da China a ser passada entre dois dos astronautas.


Vejam mais imagens, aqui.
Vejam aqui os vídeos do passeio espacial, em especial este, em que no final do vídeo se vê a bandeira Chinesa no espaço.

Novos tempos se anunciam na conquista espacial…

A 28 de Setembro de 2008, a “nave divina” retornou à Terra trazendo os 3 taikonautas.
O primeiro a sair da cápsula no Deserto da Mongólia, China, foi Zhai Zhigang, o mesmo que completou o passeio espacial.
Leiam mais sobre isto, em inglês, e em português.
Vejam aqui a aterragem da cápsula:

E aqui os taikonautas a saírem da cápsula e a serem congratulados:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights