TianGong

Após o sucesso da missão espacial Shenzhou-7, várias fontes chinesas referiram que o próximo passo do programa espacial tripulado será o lançamento de um pequeno laboratório espacial denominado TG-1 TianGong-1. No entanto algumas declarações vieram a tornar confusos os próximos passos chineses no espaço. O plano anterior previa o lançamento da cápsula Shenzhou-8 não tripulada e da Shenzhou-9, também não tripulada. Estes dois veículos iriam acoplar em órbita e aguardar a chegada da Shenzhou-10 com uma tripulação de três elementos. Assim, a China conseguiria formar em órbita um pequeno laboratório espacial tirando partido da junção de duas Shenzhou que para além de ensaiarem os procedimentos de aproximação e acoplagem, serviriam certamente como veículos de carga à semelhança dos russos Progress M.

O plano agora revelado é muito semelhante ao existente antes da missão da Shenzhou-7, mas não refere a existência do módulo TianGong-1. Muito provavelmente, nunca existiram dois planos distintos tendo unicamente as fontes chinesas ignorado a existência deste módulo sem lhe dar a devida importância. Assim, o TianGong-1 deverá ser lançado em 2010 ou 2011 e na realidade será um pequeno módulo possuindo doissistemas de acoplagem. De seguida serão lançadas a Shenzhou-8 e a Shenzhou-9, ambas sem tripulação, para acoplarem com o TianGong-1. Mais tarde será lançada a Shenzhou-10 com uma tripulação de dois ou três elementos.

No futuro ver-se-á o lançamento de novos módulos TianGong e de novos veículos Shenzhou. A China prevê a construção de uma estação espacial modular a partir de 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights