Chandrayaan-1

chandra
A sonda Chandrayaan-1 é o primeiro satélite Indiano que foi enviado para estudar a Lua.
sonda
Foi lançada em Outubro e chegou à Lua em Novembro de 2008.

A sonda lunar indiana Chandrayaan-1 foi lançada no dia 22 de Outubro de 2008 por um foguetão PSLV-XL (C11) a partir do Centro Espacial Satish Dawan localizado na Ilha de Sriharikota, Índia.
chandrayaan launch
Várias agências espaciais contribuiram com instrumentos para esta missão, entre as quais a ESA (CIXS para levar a cabo um estudo de espectroscopia da Lua e o SIR-2 para observar a composição química da crosta e manto lunar) e a NASA (Moon Mineralogy Mapper, para estudar os recursos minerais, e o Mini-SAR que irá obter um mapa das regiões polares e determinar a possível existência de gelo).

A 14 de Novembro de 2008, a “mãe” Chandrayaan-1 lançou uma mini-sonda, Moon Impact Probe (MIP), para se espetar no solo lunar.
O director do programa espacial indiano já veio dizer que simbolicamente puseram a “bandeira nacional na superfície lunar”.
O impacto da MIP na Lua levou à sua cessação, mas antes do embate enviou vários dados, assim como algumas imagens:
Moon MPI image
Leiam mais sobre isto, aqui, aqui, e aqui em português.
chandra orbit
A Chandrayaan-1 levará a cabo um estudo de alta-resolução da superfície lunar numa escala global, estudando a composição da sua superfície e produzindo um mapa tridimensional, além de largar uma sonda de impacto.

Existem vários tipos de objectivos na missão lunar indiana. É óbvio que há um objectivo científico de querer saber mais sobre a Lua. Mas também há o desafio tecnológico e a afirmação política. Uma sonda lunar é sempre um desafio de concepção, de planeamento e de execução. Mas há também o factor político de orgulho nacional de mostrar que também estão na Lua. E, neste caso particular, há ainda a cooperação internacional com a ESA que participou com instrumentos na sonda e assistência técnica. Tudo isto conjugado dá uma sonda lunar.

earth
Fotos da Terra tiradas pela sonda.
Chandrayaan-25-march-09-Earth
Mais imagens recentes, e informações, aqui.

A nova guerra lunar” é o título do artigo da Visão sobre o lançamento da Índia para a Lua. O artigo salienta o objectivo indiano de mapear a três dimensões a Lua mas também faz referência a outros “tigres” espaciais, nomeadamente China, Japão e Coreia do Sul.

Uma das críticas apontadas à India é o facto de apostar na Lua quando 800 milhões de indianos vivem na miséria. De facto, a India é um país de contrastes

R.I.P.
No final de Agosto de 2009, a agência espacial da Índia informou que perdeu o contacto com a sua sonda espacial.
O director do projecto disse: “The mission is definitely over. We have lost contact with the spacecraft.”
As causas para a desactivação da sonda parecem ser o demasiado calor e radiação.
Leiam aqui e aqui em português, e aqui em inglês.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights