Chuang Xin-1 (2) e Shiyan Weixing-3 em órbita

A China levou a cabo o seu 8º lançamento orbital de 2008 ao colocar em órbita dois satélites a partir do Centro de Lançamento de Satélites de Jiuquan. O lançamento teve lugar às 0015UTC e foi levado a cabo por um foguetão CZ-2D Chang Zheng-2D.

O satélite Chuang Xin-1 (02) foi desenvolvido pela Academia de Ciências da China e segundo a imprensa estatal chinesa, será utilizado para obter e transmitir dados hidrológicos e meteorológicos, obtendo também dados de prevenção de desastres naturais. O primeiro satélite Chuang Xin-1foi colocado em órbita com o satélite sino-brasileiro CBERS-2por um foguetão CZ-4B Chang Zheng-4Ba partir de Taiyuan a 21 de Outubro de 2003.

O segundo satélite a bordo era o satélite de demonstração tecnológica Shiyan Weixing-3 que será utilizado para experiências em novas tecnologias de exporação atmosférica e novos produtos, sendo provavelmente o primeiro veículo da série Jishu Shiyan-1 ‘NewTec-1’. O satélite foi desenvolvido pelo Instituto de Tecnologia de Harbin.

O foguetão CZ-2D Chang Zheng-2D é um lançador a dois estágios desenvolvido pela Academia de Tecnologia Espacial de Shanghai. Utiliza propolentes armazenáveis e é utilizado para colocar em órbita uma variedade de satélites em órbitas baixas. O CZ-2D pode lançar uma carga de 3500 kg para uma órbita circular a 200 km de altitude. O primeiro estágio deste lançador é o mesmo que é utilizado no foguetão CZ-4 Chang Zheng-4 enquanto que o segundo estágio é baseado no segundo estágio do CZ-4 com a adição de um conjunto de instrumentos de controlo melhorados.

OCentro de Lançamento de Satélites foi o primeiro centro espacial da China muitas vezes comparado com o Cosmódromode Baikonur. O centro inclui um Centro Técnico, dois Complexos de Lançamento, um Centro de Comando e Controlo de Missão, um Centro de Controlo de Lançamentos, sistemas de abastecimento, sistemas de detecção e comunicações, sistemas de fornecimento de gás, sistemas de previsão meteorológica e sistemas de suporte logístico.

Jiuquan foi originalmente utilizado para lançar satélites científicos e veículos recuperáveis em órbitas baixas ou médias com altas inclinações. É também a partir de Jiuquan onde todas as missões tripuladas da China foram colocadas em órbita. Actualmente somente o Complexo de Lançamento LA4 (com duas plataformas de lançamento) está activo.