Apollo 12

Há 39 anos atrás, a 19 de Novembro de 1969, a missão Apollo 12, com “Pete” Conrad, “Dick” Gordon, e Alan “Beano” Bean, pousou na Lua.
Algumas informações curiosas:

– Conrad ficou desapontado por não ter sido o 1º na Lua, já que era o que resolvia mais depressa os problemas no simulador.

– foi a mais divertida tripulação das Apollo. O motto era: “Se realmente vamos fazer isto, ao menos que o façamos de uma maneira divertida!”

– eram grandes amigos, tendo bonés e carros (corvettes) iguais.

– em testes psicotécnicos, os psicólogos mostraram ao Pete Conrad um cartão branco e perguntaram o que ele via. Ele respondeu: “O cartão está virado ao contrário!”

– 36 segundos após o lançamento a 14 de Novembro, a nave foi atingida por dois relâmpagos! O que se diz como rumor é que na NASA se pensou: “Se danificou o sistema de pára-quedas, só com uma saída podem reparar; logo se morrerem ao aterrarem (no mar), então ao menos que vão à Lua”.

– alunou quase “às cegas” com o módulo lunar invertido.

– Pete Conrad, que era relativamente pequeno, disse ao colocar o primeiro pé na Lua: “Yuppi!!! Pá, aquele passo pode ter sido pequeno para o Neil (Armstrong), mas foi enorme para mim!”.

– o Alan Bean tinha uma máquina de filmar a cores pela primeira vez, virou-a para o Sol e danificou a máquina. E pronto, acabaram as imagens dos astronautas na Lua.

– pousaram, de propósito, perto da Surveyor 3 e trouxeram materiais dela. E inclusivé um tipo de bactérias que sobreviveram 2 anos e meio na Lua sem qualquer ar ou alimento! Conrad disse numa entrevista: “O que de mais significativo encontramos na Lua foi aquela bactéria terrestre de que ninguém fala…”

– enquanto andava pela Lua, Pete começou a cantarolar para não dizer asneiras, e pensaram que ele estava maluco! Já nos treinos, tiveram que cancelar grupos escolares devido às asneiras que Conrad estava constantemente a pronunciar.

– a Tripulação de Reserva (Dave Scott, Al Worden e Jim Irwin – Apollo 15) deixou-lhes uma “gracinha”. No braço, tinham um livro com as actividades a fazer e como fazer (checklist); no meio do livro, durante algumas páginas, a tripulação de reserva incluiu fotografias de raparigas da Playboy. Foi mais uma surpresa para eles (Pete e Beano) e para quem estava no controlo da missão em Houston que só ouvia dois astronautas a rirem-se bastante.

– tinham levado uma máquina fotográfica minúscula com temporizador. Tinham treinado tirar uma foto aos dois (na Apollo 11 só o Aldrin aparecia). Beano procurou, mas não a encontrou. Antes de saírem da Lua, Pete encontrou-a sem querer, mas já não havia tempo para a foto.

– Beano deixou o seu PIN de prata (de astronauta) na Lua. Ele já tinha o PIN de ouro por ter sido escolhido para uma missão à Lua. Deixou também o PIN de C. C. Williams.

– ao levantarem da superfície da Lua, a bandeira americana manteve-se de pé. Beano pensou da Apollo 11: “Conseguiram mandar homens à Lua, mas nem sequer se lembraram de colocar a Bandeira longe o suficiente (15 metros) para ela não cair com a decolagem”.

– Estavam tão sujos que o Gordon não os deixou entrar. Eles tiveram que se despir… completamente! Já sentados no módulo de comando Pete disse: “Se por acaso morrermos agora e daqui por uns anos nos vierem buscar; quando nos encontrarem assim, vão ficar bastante confusos!”

– ao entrarem na Terra e ao atingirem o mar, a máquina de filmar “vingou-se”, desprendeu-se e acertou na cabeça do Bean, deixando-o quase KO.

– o “patch” (insígnia) mostra um navio (já que eles eram todos da Marinha e queriam fazer a ligação entre a Era dos Descobrimentos e a Era da Conquista Espacial), o Oceano das Tempestades (onde a Apollo 12 pousou) e 4 estrelas (C. C. Williams fazia parte desta tripulação, mas morreu num desastre de aviação em 1967 – daí que Bean deu a ideia de colocar mais uma estrela. Beano foi a escolha pessoal de Pete para substituir Williams).

Pessoalmente, eu teria votado neles para serem os primeiros a ir à Lua!

Leiam este artigo no Público, onde se fala de uma actividade minha, e da Apollo 12.

Vejam algumas imagens:

Tripulação da Apollo 12 – Conrad, Gordon, Bean:
apollo 12 crew

Insígnia:
apollo 12 patch

Bean (com o Conrad a ver-se no visor a tirar a foto):
apollo 12 visor

Checklist com fotos da Playboy (vales e montanhas na Lua?):
apollo 12 playboy
além de outras imagens, ligadas à Playboy

1 ping

  1. […] a diversão e a camaradagem entre os astronautas. Para perceberem melhor a minha escolha, leiam este meu post.Partilhe o conhecimento!EmailFacebookTwitterGoogle […]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights