Educação de Astrobiologia

Tem-se evoluído em termos de educação de astrobiologia nos EUA, a nível universitário. Mas por vezes esquece-se donde vêm os alunos, das escolas secundárias. E é importante puxar pela imaginação deles nessa altura, enquanto aprendem ciência de uma forma prática.

Daí que se deve congratular e incentivar a criação de mais planos educativos como estes:
Voyages Through Time – Viagens pelo Tempo: este é um curriculum excelente e com ligações aqui à Universidade do Texas e ao SETI.
ASC – Astrobiologia no Ensino Secundário: soube deste numa conferência recente a que fui. Parece-me também muito bom, e mais prático que o de cima. Tem ligações ao NAI – Instituto de Astrobiologia da NASA.

O TERC é uma organização que promove o ensino da ciência e da matemática de maneira inovadora, hands-on, e minds-on.
Há uns anos atrás decidiram apostar na astrobiologia, de modo a ensinar ciências nas escolas de forma integrada.
Vai daí, criaram um curriculum para alunos do ensino secundário onde as diversas ciências – física, química, geologia, biologia, astronomia – são integradas sob um único tema: astrobiologia.
A grande “bandeira” deste curriculum é um livro grande e grosso, que mais parece uma enciclopédia por fora. O livro foi-me oferecido pela organização há dias atrás, e daí que passei os últimos dias a dar-lhe uma vista de olhos.
terc.jpg
O conteúdo está excelente: imensas actividades, bastante informação, forte espírito crítico, e sobretudo mentalidade minds-on virada para o ensino.
Um livro que recomendo vivamente para quem se interessa pela astrobiologia e pelo ensino das ciências.
Podem ler mais sobre ele, aqui.

Fiquem com estes posters de astrobiologia vindos do NAI:
astrobiologia course
astrobiologia AMES

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.