Tycho 1572

Supernova de 1572 era de tipo Ia

Uma equipa de astrónomos utilizou o telescópio Subaru para detectar e analizar a luz proveniente da supernova de 1572 que foi reflectida por nuvens de poeira interestelares na direcção da Terra. Desta forma, podemos observar luz da explosão original ainda que a luz da mesma que viajou directamente na direcção da Terra já tenha passado por nós há mais de 400 anos. Giro, não é ?

Esta supernova foi estudada em detalhe pelo astrónomo dinamarquês Tycho Brahe e constituiu um marco importante na mudança de paradigma científico do renascimento pois até então os céus eram considerados imutáveis e fenómenos transitórios como cometas e “estrelas novas” eram vistos como manisfestações atmosféricas.
A análise da luz da supernova permitiu determinar que se trata de tipo Ia, o que quer dizer que o seu espectro não apresenta linhas associadas ao hidrogénio e que é (provavelmente) o resultado da explosão termonuclear de uma anã branca resultante da fusão descontrolada do carbono no seu interior.
A classificação da supernova de 1572 como um evento do tipo Ia era já suspeitada com base na curva de luz que foi possível reconstruir a partir dos relatos da época e com base na composição do remanescente da supernova.

De notar que esta equipa participou também na determinação, assente na mesma técnica dos ecos de luz, em Maio passado, de que a supernova que deu origem a Cassiopeia A era de tipo IIb.

Vejam a notícia original aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights