Descoberta de uma nova camada na magnetosfera da Terra!

Foi descoberta uma nova camada na magnetosfera da Terra. A magnetosfera da Terra é uma região do espaço altamente magnetizada. A magnetosfera envolve planetas como, por exemplo, Mercúrio, Júpiter, Saturno, Urano e Neptuno. A famosa lua Ganimede, próximo de Júpiter, é também magnetizada mas é demasiada fraca para travar o vento solar.

A magnetosfera da Terra foi descoberta em 1958 pela Explorer 1, logo após o famoso Ano Internacional da Geofísica que decorreu em 1957 – um ano muito especial!
No fim-de-semana da segunda semana de Dezembro de 2008 foi comunicado a descoberta de uma nova camada na magnetosfera da Terra. A sexta camada.

A magnetosfera terrestre é como que uma bolha invisível de campos eléctricos e magnéticos de partículas carregadas que envolvem e protegem o planeta os efeitos da radiação letal deriva do vento solar, e é composta por 6 camadas actualmente reconhecidas como sendo:
ionosfera, a qual constitui ainda a última camada da atmosfera terrestre;
plasmasfera, a qual é formada por iões (átomos que não se encontram no estado fundamental, de menor energia possível) de hidrogénio e de hélio que difundem na direcção do espaço a partir da ionosfera. O nome “plasma” tem a ver com o nome para o gás que contém iões e electrões.
– as famosas cinturas de Van Allen, as quais estão embebidas igualmente na plasmasfera. A camada interna contém protões altamente energéticos na ordem de magnitude desde 1 a 10 milhões de eV (electrão-volt) que é uma quantidade tremenda de energia. Já a camada mais externa dessas cinturas contêm protões menos energéticos e que acabam por se imiscuir na camada a seguir da magnetosfera. Um aparte: o nível energético de um ião é medido em electrões volts (eV). Um ião típico a “flutuar” no ar ao nível médio das águas do mar tem apenas 1/40 de 1 eV. A energia dos iões na região da magnetosfera variam desde poucos eV a milhões de eV;
– a corrente anelar é uma banda de iões quentes com energias rondando os 3 a 50 keV (quilo electrão-volt, sendo 1 keV= 1* 10^3 eV) e circundam a Terra na direcção oposta às da plasmasfera;
– a magnetocauda que parte dos pólos e se estende bem mais para além da órbita da Lua.
– e por último, a nova camada descoberta: a camada de plasma “quente” foi descoberta por uma equipa de cientistas encabeçada por Rick Chapell, e cuja descoberta se encontra documentada no Journal of Geophysical Research do mês passado. Tal artigo lança luz na organização e dinâmica desta estrutura complexa que é a magnetosfera terrestre.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights