Geminídeas

leonids
Esta noite dá-se o pico da chuva de estrelas Geminídeas.
Vão vendo aqui a actualização da actividade, e oiçam aqui o ruído que elas fazem ao passar pela atmosfera.
Leiam este artigo onde se explica que a causa das Geminídeas será o asteróide 3200 Phaethon.
geminids

Relato do Elísio Sousa em 2007:
“Após o jantar de serviço que terminou pouco passava da 1 hora da matina, comecei a dirigir-me a casa; eis senão quando, apesar de estar a conduzir o carro, de faróis ligados e no meio da luminosidade, poluição e etc. da cidade vejo passar uma, depois outra, com aspecto prometedor.
Apesar de estar de carro de cidade e vestidos com roupas de cerimónia e não de frio, só eu e a minha mulher, arriscando morrer congelados (no caminho apanhámos 4 graus abaixo do ponto de congelação da água), ou de outra forma (porque um casal só, no deserto de São João é temerário ou inconsciente, escolham), lá fomos.
Bem, pelas condições acima (e também porque tínhamos afazeres para hoje de manhã), mantivemo-nos lá cerca de uma hora (das 2 às 3). Valeu bem a pena: já nem me recordava a última vez que observei um espectáculo destes, a ausência de lua e a localização do radiante a facilitarem a observação, permitiram que raros segundos estivéssemos sem ver alguma; nem todas geminidas; algumas fraquitas, algumas médias, outras lindas, algumas espectaculares; não raras vezes apareciam em salvas; as mais intensas desciam sobre o quadrante que vai de norte a este. Não estivemos a fazer contagens, até porque não havia olhos para tapas todos os quadrantes, mas foram MUITAS. Algumas tinham intensidade, rasto e velocidade que faziam crer estarmos perante as “lágrimas” do fogo-de-artifício. Interessante também a coloração: brancas a maioria, mas alaranjadas algumas, avermelhadas duas, outras de tom esverdeado; uma das mais interessantes, descendo no horizonte oeste, deixou uma rasto de “fagulhas” alaranjadas enquanto se consumia num maravilhoso e intenso tom verde intenso (semelhante ao dos nossos lasers).
Regressámos com pena, mas condicionados pelo supra-referido; no caminho de regresso encontrámos uma raposa (Vulpes vulpes); infelizmente desde que abriram a caça aos javalis e aos veados na Serra da Lousã e afins, estes animais, bem como os coelhos, ginetas e aves predadoras nocturnas, dificilmente se vêem.”

Em 2009 esperava-se que esta fosse a melhor chuva de meteoros, com cerca de 140 estrelas cadentes por hora.
E foi excelente!
Vejam este fabuloso vídeo:

cometa
A Geminídeas com Aurora Borealis na ilha de Kvaløya, Noruega.

1 ping

  1. […] 2012). Eta Aquarids, Perseidas (2013, 2011 (aqui), 2010, 2009), Dracónidas (e aqui), Leónidas, Geminídeas. […]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights