O Dia em que a Terra parou

Não vos vou falar novamente do e-mail que dizia que a Terra iria parar de rodar no dia 17 de Outubro passado.

Também não vos vou falar do filme de 1951, que narra a visita de um ser extraterrestre à Terra, Klaatu, que apela à razão em vez do medo, ao fim da guerra fria e das armas nucleares, e à paz entre os povos do planeta.


Klaatu barada nikto

Venho-vos falar do novo filme que acabou de estrear dia 12.

O novo filme The Day the Earth Stood Still tem um Keanu Reeves como Klaatu, e adverte contra o problema do aquecimento global.
A premissa é: para salvar a Terra, os seres humanos têm que ser exterminados.
A ver com atenção a nave biológica em jeito de bola com portais interdimensionais que permitem um transporte mais eficiente.
TDESS

Leiam este artigo sobre os bastidores científicos do filme, escrito pelo Seth Shostak, que foi um dos consultores técnicos.
E leiam este artigo, onde até se diz que o filme será o 1º a ser transmitido directamente para o espaço exterior. É o 1º filme galáctico! O filme será transmitido na direcção do sistema Alpha Centauri, que contém a estrela mais próxima do nosso Sol. Claro que o filme demorará um pouco mais de 4 anos a chegar lá. Daí que extraterrestres que vejam filmes em planetas à volta de Proxima Centauri só saberão do filme que fala dos Humanos a estragarem a ecologia terrestre no ano 2012.
Cada vez há mais razões para recear o ano 2012!! (ironia)

Vejam todos estes trailers fantásticos:






Quanto ao filme mesmo, fui vê-lo ontem, na estreia.
Gostei da actuação do Keanu Reeves (à Matrix), e do John Cleese, mas o resto dos actores foram realmente muito maus – sobretudo o militar aparvalhado e a actriz principal que só sabe dizer que pode mudar. A cena no cemitério é também paupérrima. Ou seja, mau em termos de performance dos actores em geral.
Os efeitos especiais são excelentes – é pena não os terem usado constantemente, em vez de somente a espaços.
A história em geral é passada para um plano secundário ou terciário, e nem se percebe porque raio o ET nos quer exterminar! Não há no filme uma razão explícita – ao contrário do filme original.
Ou seja, parece-me uma história demasiado superficial, sem ligação emocional à audiência, sem grandeza.
Parece-me que as únicas coisas positivas do filme, com excepção de alguns actores, são o suspense inicial e os efeitos especiais no final.
Podia ser pior, mas decididamente não é bom. Desiludiu-me, sobretudo comparando com o filme original de 1951.
Dou-lhe 2 estrelas em 5.

______________________________________________________________________________

Reacção de Vera Gomes:

Acabei de chegar de o ver no cinema. É mais um filme sobre a visita de outras civilizações à Terra. Mas desta vez… para nos salvar de nós próprios.
Sai do cinema a pensar nas nossas reacções retratadas ao longo da história cinematográfica sempre que um extra-terrestre nos visita.Armamo-nos até aos dentes, mandamos misseis, exércitos, enfim: tudo e mais alguma coisa em matéria de defesa. É certo que o ser humano tem tendência para ser agressivo-defensivo sempre que se cruza com algo que desconhece.
Mas… aquilo que vos pergunto é: como reagiriam a uma visita extraterrestre? O que fariam? Que perguntas fariam?

2 comentários

  1. Olá 🙂

    Nao sei se seria capaz de arranjar alguma pergunta no meio das MILHARES que gostava de fazer, mas depois de ter pensado um pouco acho que a melhor pergunta que tinha a fazer (talvez nao a melhor mas sim a 1ª que me dá mais interesse) era:

    Qual o ambiente no seu planeta de origem e qual a distancia está? (com a distancia quero dizer se seria possivel visitá-los com a nossa tecnologia actual)

    isto claro se percebessem a nossa lingua ou vice-versa 😛

    • Tiago Monteiro on 18/12/2008 at 09:23
    • Responder

    Não sei ao certo qual seria a minha reacção, mas a primeira pergunta seria de onde vêm e COMO conseguiram cá chegar?

    😀

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights