João Fernandes pelo AIA

aia2009

Informação do coordenador em Portugal, João Fernandes:

Exmos(as) Senhores(as)
Estimados(as) Astrónomos(as),
Caros(as) Colegas,

O Ano Internacional da Astronomia (AIA2009) aproxima-se a grande velocidade. Serve a presente mensagem para informar sobre vários aspectos ligados à preparação do AIA2009. (…)

Parte 1. – Novidades do AIA2009

1. Concurso para um bolseiro de GCT. A Sociedade Portuguesa de Astronomia abre concurso para recrutamento de um bolseiro de gestão em ciência e tecnologia (BGCT) para a gestão, organização e implementação de projectos na área de comunicação e educação em Astronomia, no âmbito da organização Portuguesa do Ano Internacional da Astronomia, uma iniciativa da União Astronómica Internacional com o apoio da Organização das Nações Unidas. Este concurso está aberto entre 19 de Novembro e 2 de Dezembro de 2008.
2. Presença do AIA2009 no Fórum Ciência Viva. No dia 23 de Novembro, e durante o 8º Fórum Ciência Viva decorrerá uma apresentação sobre o AIA2009 em Portugal (horário: 11h45-12h15).
3. Apresentação do Programa Nacional. A apresentação oficial do programa nacional para o AIA2009 será feita durante o III Encontro “ASTRONOMIA E CIÊNCIAS ESPACIAIS: Comunicação e Educação” que decorrerá nos dias 22 e 23 de Janeiro de 2009, em Espinho. Este encontro é organizado pelo Centro Multimeios de Espinho, em colaboração com a Sociedade Portuguesa de Astronomia e a Comissão Nacional para o AIA2009. Informações sobre a organização serão divulgadas posteriormente.
4. Abertura do AIA2009 em Portugal. É com enorme prazer que informamos que a abertura oficial do AIA2009 em Portugal decorrerá na Casa da Música (Porto), no dia 31 de Janeiro de 2009. Desta sessão inaugural fará parte uma palestra proferida pela Professora Doutora Teresa Lago e por um concerto pela Orquestra Nacional do Porto e pelo Coral de Letras da Universidade do Porto sob a direcção musical de Martin André, onde será interpretada, entre outras, a obra “Os Planetas” de Gustav Holst. Os detalhes do programa final deste dia serão divulgados no início de Dezembro.
5. Abertura Mundial do AIA2009. A abertura mundial do AIA2009 decorrerá em Paris, nos dias 15 e 16 de Janeiro (http://ama09.obspm.fr/ama09/open.php). Por indicação da organização internacional, cada país deverá fazer-se representar pelo coordenador nacional e por um(a) jovem astrónomo(a). Neste âmbito, a delegação nacional será composta pelo Dr. João Fernandes e por Mariana Alves Vargas (aluna do Colégio ST. Peter’s School, Palmela), vencedora da última edição das Olimpíadas de Astronomia (ano lectivo 2007-2008).
6. Já somos mais de 200! Neste momento o número de instituições que manifestaram vontade em se associarem ao AIA2009 é de 225. A lista completa (em constante actualização) pode ser consultada aqui.
7. Apoios. A Sociedade Portuguesa de Astronomia e a Comissão Nacional do AIA2009 receberam confirmação de apoio financeiro da Fundação Calouste Gulbenkian, Agência Nacional Ciência Viva e Fundação para a Ciência e Tecnologia para a organização do AIA2009. Estes apoios vão permitir a realização de uma parte substancial do programa nacional previsto.
8. “News” na página AIA2009. Podem ser encontradas mais novidades no sítio do AIA2009 (www.astronomia2009.org) onde temos uma área de notícias que procuramos ter actualizada. Assim, aconselhamos a visita frequente.

Parte 2. – Programa Nacional

Tal como referimos no ponto 3, o Programa Nacional será apresentado durante o III encontro “ASTRONOMIA E CIÊNCIAS ESPACIAIS: Comunicação e Educação” em Janeiro. Porém poderemos desde já adiantar vários aspectos ligados às diferentes actividades que estão a ser preparadas pela Comissão Nacional e que, maioritariamente (havendo, porém, algumas diferenças), fizeram, parte do plano divulgado em Julho de 2007. Na lista abaixo, segue-se a ordem apresentada no referido plano. A Comissão Nacional solicitou, ainda, a Colegas para coordenarem algumas das actividades. Abaixo, inclui-se os seus nomes. Quando não referido, a coordenação da actividade é assegurada pela Comissão Nacional. Para cada iniciativa referimos, ainda, de que forma esta se enquadra nos projectos chave (cornerstone projects) do secretariado internacional do AIA2009.
a) Noite de Astronomia – Noite em que se desligam as luzes de iluminação pública por um período curto (da ordem de 1 hora) com o objectivo de chamar a atenção do problema da poluição luminosa. Este actividade está programada para 15 de Julho de 2009. Foram contactadas todas as Câmaras Municipais pedindo colaboração para esta iniciativa. Tivemos já algumas respostas (da ordem de uma dezena), mas gostaríamos de vir a ter um envolvimento mais alargado.
Coordenação: Pedro Ré (Associação Portuguesa de Astrónomos Amadores e U. de Lisboa). Esta actividade insere-se no espírito do projecto Dark Skies Awareness.
b) Palestras. Recebemos já algumas dezenas de pedidos de palestras e de sessões de observação (maioritariamente por escolas). Paralelamente recebemos várias ofertas para palestras e sessões por parte dos astrónomos nacionais, que profundamente agradecemos. Neste momento, a Comissão Nacional encontra-se a fazer o cruzamento entre os pedidos e as ofertas e esperamos, durante o mês de Dezembro, divulgar os resultados.
c) Workshop sobre Astronomia nas Escolas. Trata-se de um workshop (WS) destinado a docentes dos ensinos básicos e secundário no auxílio a actividades de Astronomia nas Escolas. Estes WS decorrerão, em 2009, em vários locais do continente e ilhas. A Comissão Nacional encontra-se neste momento a receber manifestações interesse dos professores em participar nos WS. Em todo o caso, no continente os WS deverão decorrer durante o mês de Julho. Na Madeira o WS deverá decorrer em Março/Abril e nos Açores em Outubro. Datas a confirmar.
Coordenação: Felisbela Martins (U. do Porto), Rosa Doran (Nuclio) e Máximo Ferreira (Centro Ciência Viva de Constância). Esta actividade insere-se no espírito do projecto Galileo Teacher Training Program.
d) Astronomia artística. Concurso a nível nacional sobre Astronomia e artes (desenho, video, multimedia, etc), com avaliação dos trabalhos. Este concurso será lançado apenas no próximo ano lectivo.
Coordenação: Fernanda Freitas (E. Sec. Jaime Moniz, Funchal).
e) Exposição. O objectivo é produzir algumas centenas de posters com imagens astronómicas para serem colocados, nas cidades portuguesas, em MUPIs (mobiliário urbano para informação). Estas imagens serão retiradas da exposição preparada no âmbito da organização internacional do AIA2009, chamada “Da Terra ao Universo”. Neste momento contactamos já as Câmaras Municipais disponibilizando estes posters. Esta actividade insere-se no espírito do projecto From Earth to the Universe.
f) E agora eu sou Galileu. Trata-se de um programa a nível nacional com o intuito de recriar as observações de Galileu e pondo em destaque a sua importância para o nosso conhecimento sobre o Universo. Esta actividade está em fase de calendarização.
Coordenação: José Afonso (Observatório Astronómico de Lisboa).

Existe ainda um conjunto de outras iniciativas em que a Comissão Nacional está a trabalhar (em colaboração com várias pessoas e instituições) tais como os spots televisivos de astronomia; a tradução da obra “Mensageiro do Céus” de Galileu Galilei; emissão de selos comemorativos; produção do kit-astronómico e a edição de uma obra de introdução à Astronomia vocacionada para professores e alunos dos ensinos básico e secundário. Em mensagens posteriores informaremos dos avanços destas iniciativas.
Por outro lado, gostaríamos de referir que as Regiões Autónomas da Madeira e do Açores preparam programas próprios de actividades, em colaboração com Comissão Nacional. As actividades previstas em cada Região podem ser consultados nas respectivas páginas internet http://www.uma.pt/aia09/ e http://www.angra.uac.pt/aia2009/ .
A terminar, queremos reforçar a nossa total disponibilidade para divulgarmos e colaborar com todas as actividades que as instituições desejarem realizar no âmbito do Ano Internacional da Astronomia. Sabemos que, um pouco por todo o país, se vão preparando muitas actividades. Por outro lado, gostaríamos de aproveitar o momento da apresentação do programa nacional (em Janeiro de 2009) para divulgar o maior número possível de iniciativas. Assim, pedimos às instituições que não hesitem em informar-nos do que planeiam fazer.

Gratos por toda a colaboração enviamos os melhores cumprimentos,
João Fernandes
Coordenador da Comissão Nacional para o AIA2009

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights