Missão Phobos-Grunt

A Rússia prepara-se para enviar uma missão robótica para Marte.
Se correr tudo bem será lançada em Outubro de 2009, para chegar ao planeta vermelho em Agosto de 2010.
Entre outras coisas, a sonda irá descer em Phobos (lua de Marte), raspar solo da sua superfície, e transportá-lo para a Terra em Julho de 2012.
(o lançamento da sonda foi adiado para Novembro de 2011).
Será uma oportunidade única para estudar Fobos, pois tratando-se de um asteróide capturado é provavelmente um corpo primitivo com matéria primordial do sistema solar.
Se tudo correr bem será um retorno em grande dos russos à exploração planetária. E a Marte onde sempre falharam.

A sonda também irá transportar alguns micróbios da Terra para Marte.
O que levanta várias questões (exemplo: contaminação planetária), entre as quais se os micróbios poderiam sobreviver e desenvolver-se em Marte.
phobos grunt
Na missão Phobos-Grunt, a Planetary Society vai enviar 10 espécies diferentes de vida, como tardígrados, sementes, e bactérias, com o objectivo de saber se a Teoria da Panspermia é possível.
Já os Russos vão enviar fungos, bactérias, mosquitos e crustáceos. O objectivo é saber se eles conseguem sobreviver nas condições do espaço, voltando à sua vida normal após retornarem à Terra.
Portanto, os primeiros embaixadores da Terra a Marte no que concerne a formas de vida não será o Homem mas as formas de vida destacadas anteriormente.
Uma apresentação feita por A.Zakharov no Japão em 2006, sobre esta missão a Marte, dá-nos uma antevisão do que vai ser. Uma missão ambiciosa que conta com a participação da China.
O LPI fez uma conferência há pouco tempo sobre o tema.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights