Lua

Lua Cheia na ponte 25 de Abril:
harvest moon lisbon
A 2 de Outubro de 2009, estive a fotografar a conhecida “Harvest-Moon”, a Lua Cheia mais próxima do equinócio de Outono, e escolhi como cenário a nossa Ponte 25 de Abril. A imagem foi obtida às 6:07 da manhã.
Para mim, é uma das melhores fotos que fiz até hoje… é uma excelente foto! As cores, o contraste, as rochas, a reflexão na água… tudo do melhor!
Foram vários os factores que se uniram. Primeiro, porque era o momento certo para os reflexos sobre o rio, o momento certo para o enquadramento da Lua, passando pela parte de trás dos cabos de aço que suspendem a ponte. Havia uma leve neblina no céu a dar o ar da sua graça. Também tinha no momento um navio que estava em reparação penso eu, naquele pequeno porto à esquerda, assim como as rochas ao longo do rio dando um ar forte à imagem, e finalmente a poluição luminosa proveniente do lado direito de Lisboa, que deu uma aparência muito natural e também mostra o problema atual que os astrónomos ao redor do mundo enfrentam presentemente, devido ao exagero de iluminação pública, que está mal orientada e é usada nas grandes cidades.
Não foi usado qualquer flash na imagem nem processamentos HDR. As rochas estão iluminadas pelos reflexos da própria iluminação local e principalmente pela Lua Cheia reflectida sobre o Rio Tejo.
Esta bela imagem foi reconhecida internacionalmente pela AAPOD no dia 6 de Outubro de 2009, como podem ver, clicando aqui.
E foi Picture of the Day na revista Astronomy e na Ciel & Espace.

Lua de Halloween na APOD da NASA:

Mosaico da Lua Cheia
Mosaico da lua
Trata-se de um mosaico da lua, composto por 16 imagens captadas na última sexta-feira 21-03-08 pelas 22h39 com o ETX90, juntamente com uma webcam TouCam Pro e um redutor de focal de 0.5x. O processamento das imagens, que incluem a saturação que se pode ver na imagem da direita, a composição do mosaico, assim como do poster, foram feitos no Photoshop CS3 e no Lightroom. Neste poster pretendo demonstrar a comparação entre a imagem da lua sem saturação, aparentemento como a vimos à vista desarmada e a lua saturada. Esta saturação na imagem pretende demonstrar que a lua não é apenas uma rocha gigante acinzentada, pois nela existem várias formações geológicas compostas por minerais diferentes e que parecem ressaltar à vista quando se obtem um processamento deste tipo.

Vénus, Lua e Torre de Belém
Torre de Belém Vénus e Lua
A 17-06-2007 apesar do céu nebuloso que pouco prometia, arrisquei a ir a Belém fotografar este magnífico monumento mas de uma forma astronómica, quero eu com isto dizer, que num fundo azul intenso tinham que estar presentes, o astro: Vénus e o astro: Lua. O Earthshine era ainda pouco visível devido à hora, mas penso que o registo era digno não só pela grandiosidade do monumento e pela tela de fundo que, com um céu azul intenso contrastava com o brilho destes dois belos astros, formando assim um enquadramento delicioso. A Torre de Belém foi classificada como Monumento Nacional por Decreto de 10 de Janeiro de 1907, é considerada pela UNESCO como Patrimônio Cultural de toda a Humanidade desde 1983.

Lua crescente e a Costa da Caparica
Lua crescente
A 14 de Setembro de 2007 estive no miradoro dos Capuchos, um sítio bem bonito por sinal que aconselho a visitarem não só pela vista como pelo facto de ter ao pé o convento que é um local bastante agradável. Aproveitei e como a Lua estava de certa forma fotogénica, resolvi tirar um fotografia na qual se pode ver a cidade da Costa da Caparica como pano de fundo, e a Lua crescente misturada na neblina que envolvia o horizonte confundindo o céu com o Oceano Atlântico. A imagem pode ser vista também aqui:

Lua Cheia sobre a Capela do Pragal
Moon Church
O cenário foi a popularmente designada Capela do Pragal, um edifício datado do século XVIII do estilo barroco. Quem vai de Almada para Lisboa, é uma capela que fica no monte mesmo à beira da estrada do lado direito e um pouco antes da portagem.
Como sabem este tipo de imagens da Lua cheia, e a 14º de altitude é complicado por causa da luminosidade mas penso que consegui aguardar pelo momento certo, em que houve uma fase mais homogénea entre os dois elementos ( Capela e Lua ) que permitiu fazer uma exposição interessante.
A imagem foi obtida no dia 4 de Outubro de 2009, a cerca de 100 metros de distância no outro lado da portagem, com uma teleobjectiva Sigma APO 70-300, ajustada para 238mm.
ChurchMoon

Lua de Junho – APOD
APOD NASA- Miguel Claro
A 7 de Junho de 2008, esta imagem foi APOD.

Lua, Pleiades, Mercúrio
aapod-24-05-09-inside-net
A 24 de Maio de 2009, esta imagem foi AAPOD – Amateur Astronomy Picture of the Day.

Lua em Elvas – Astronomy Magazine Picture of the Day
lua em Elvas
Lua em Quarto Crescente sobre o Convento de São Francisco, por entre o arco do aqueduto da Amoreira em Elvas.

Lua – Astronomy.com Picture of the Day
image.ashx
A imagem ” Bring me the Moon ” é Picture of the Day, a 14 de Setembro de 2009, no site da Astronomy magazine. É uma imagem que fiz com a minha sobrinha a apanhar a Lua em fase Crescente.

Lua como uma pena – AAPOD

A 17 de Junho de 2009, esta imagem foi AAPOD.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights