AIA pelo Pedro Russo

A coordenação deste evento mundial e durante todo o ano será feita pela União Astronómica Internacional, tendo como coordenador-mor o português, Pedro Russo.

“A União Astronómica Internacional (UAI) lançou 2009 como o Ano Internacional da Astronomia (AIA2009), sob o tema “Descobre o teu universo”. O AIA2009 assinala o 400º aniversário das primeiras observações astronómicas de Galileo através dum telescópio. Será uma celebração global da astronomia e da sua contribuição para a sociedade e para a cultura, com especial ênfase na educação, na percepção pública da ciência e no envolvimento dos mais jovens na cultura científica. As acções do AIA2009 serão realizadas a nível regional, nacional e global durante todo o ano de 2009.
O AIA2009 foi já endossado pela UNESCO e pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 20 de Dezembro de 2007. Presentemente, conta já com a participação de 113 países, embora se espere que 140 nações se juntem ao projecto, o que significará que será possível atingir cerca de 97% da população mundial com as acções do AIA2009. 20 Organizações Internacionais estão também já envolvidas na organização, o que faz do AIA2009 uma rede de comunicação e ensino em astronomia sem precedentes no passado.
Esta é uma iniciativa a nível mundial com fins pacíficos: a busca da nossa origem cósmica é uma herança comum de toda a Humanidade. A Astronomia é, também, o resultado de colaborações científicas que ultrapassam todo o tipo de fronteiras: geográficas, género, idade, cultura e raça em pleno acordão com a carta de princípios da ONU. Neste sentido, a Astronomia é um exemplo paradigmático de como a ciência pode contribuir para o aprofundamento da colaboração internacional. O AIA2009 visa motivar o entusiasmo pela descoberta, o prazer da partilha do conhecimento sobre o Universo e sobre o lugar de cada um nós nesse mesmo Universo, bem como colocar em evidência os méritos do método científico.
Mais informações podem ser encontradas nos sites www.astronomy2009.org ou www.astronomia2009.org (site Português).”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights