Nuvens estranhas

Crédito: Anton Yankovyi, wikipedia.

A 25 Agosto estavam nuvens mammatus na atmosfera da Terra.
São nuvens fantásticas e bastante estranhas!
mammatus
Mammatus (também referenciado por mamma ou mammatocumulus) é um termo da meteorologia aplicado ao padrão de “bolsas” que se formam na base de uma nuvem. O termo “mammatus” deriva do mamma, devido à associação ao formato de mamas ou seios.
Formam-se em ar descendente, em contraste com a maioria das nuvens que formam-se em ar ascendente. Frequentemente, mammatus formam-se no lado debaixo de um anvil associada com uma nuvem cumulonimbus, e são observadas geralmente depois da passagem de uma trovoada severa.”
As nuvens mammatus normalmente estão associadas (friso normalmente) a fortes tempestades. Este tipo de nuvens também se desenvolve nos planetas gigantes. Normalmente este tipo de nuvens está associado a nuvens cumulonimbus as quais são indício de uma iminência de uma tempestade particularmente intensa.

Morning Glory Clouds:
nuvens madrugadoras
Estas nuvens tubulares podem ter cerca de 1000 kms de comprimento!
Chamam-se Gloriosas Nuvens da Manhã e apareceram sobre a Austrália.
Os fenómenos atmosféricos terrestres são algo com que lidamos todos os dias e daí que não lhes damos grande importância.
Daí que não nos deixam maravilhados…
Mas vendo estas imagens, percebemos que estes fenómenos são muito mais fantásticos e surpreendentes do que lhes damos crédito.

Nuvens noctilucentes:

Foram avistadas nuvens noctilucentes na Alemanha ao final de uma tarde. Tais nuvens são mais habituais em latitudes maiores…
Não se sabe bem ao certo o que provoca a formação destas nuvens, mas parte delas pensa-se serem provocadas pelo escape de água dos vaivéns espaciais.

Nuvem “pileus”:

Impressionante imagem captada na ISS ao vulcão Sarychev, situado na ilha de Kuril, a sudeste do Japão. Nota-se a formação de uma estrutura oval e branca que é conhecida pelos meteorologistas como nuvem “pileus” a qual pode originar-se da condensação de água que resultou de uma subida rápida e arrefecimento da massa de ar acima da coluna de cinzas.
Vejam esta animação a três dimensões (cliquem onde diz download animation)

1 comentário

  1. o ceu anda cada vez mais estranho.. geo-engenharia nao é assim tao romantico, mas a verdade pode passar mais por ai.. do que fenomenos “da natureza”.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights