Falha no lançamento do Orbiting Carbon Observatory

03

O satélite OCO (Orbiting Carbon Observatory) foi hoje perdido devido a uma falha com o sistema de separação da ogiva de protecção do foguetão lançador Taurus-XL no interior da qual se encontrava o satélite.

A separação da ogiva de protecção acontece com uma sequência de impulsos eléctricos que fazem accionar as ordenanças. Dois impulsos primários e dois impulsos redundantes levam a cabo a separação da parte vertical da ogiva e 80 milissegundos mais tarde ocorre a separação da parte horizontal também através de dois impulsos primários e dois impulsos secundários. A NASA confirmou que a sequência de separação foi enviada para o lançador. Quando se dá a separação das duas metades da ogiva ocorre a quebra de dois cabos. A NASA não obteve indicação de que tal aconteceu. Por outro lado, e devido ao facto de a ogiva ser pesada, deveria dar-se um salto na aceleração do lançador e tal também não aconteceu. Devido ao excesso de peso o foguetão lançador não foi capaz de colocar a sua carga em órbita, acabando por cair na Antárctida.

A missão do OCO era mais um passo no estudo do dióxido de carbono atmosférico e a NASA demorou nove anos a preparar esta missão.

Imagem: Gene Blevins (LA Daily News)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights