Ciência importante

A ciência é importante para compreendermos o mundo que nos rodeia!

Phil Plait explica isto de uma forma fantástica neste vídeo:

Alom Shaha é um professor no Reino Unido, e fez um vídeo fenomenal para responder à pergunta “Porque a Ciência é importante?

Why is Science Important? from Alom Shaha on Vimeo.
Até a discussão sobre pseudociência apareceu no final (tal como no início), logo após falarem na astronomia!
Quase mesmo no final dizem esta frase fenomenal: que a ciência é e deve ser ensinada de modo aos alunos/pessoas terem a “ability to think for themselves” (habilidade para pensarem por elas próprias!).
O final é excelente!

Um pequeno vídeo dele, onde ele compara a ciência com a magia:

Ele também criou este website, onde montanhas de pessoas respondem à pergunta “porque a ciência é importante?”. Vejam as variadas e importantes respostas.

2 comentários

1 ping

  1. Tal e qual.

    Um dos grandes desafios futuros da ciência é mesmo ter a capacidade de continuar a ser critica e objectiva.

    Se falhar neste aspecto, sairá viciada.

    No entanto, não poderá correr o risco de ser dogmática, como já se viu em alguns casos.

    A ciência deve continuar a colocar-se a si própria em causa, de forma a evoluir, sem este aspecto a ciência perde a sua identidade.

  2. Para o comum cidadão do séc XXI, os factos [científicos] não têm mais capacidade de esclarecer, nem criar novo conhecimento.

    Pessoas providas de espírito crítico em quantidades qb, diriam que no confronto “factos vs ignorância”, os factos sobrepor-se-iam à ignorância. Mas frequentemente, mesmo na presença de factos sólidos, a ignorância recusa-se a desaparecer. Porquê ? Porque, muitas vezes, o que parece ser uma “honesta ignorância” revela-se nada mais que pura “ideologia”. E a ideologia, seja ela financeira, social, religiosa ou politica, só aceita “factos” que não contrariem a própria ideologia.

    A História está marcada por lutas entre ideias, teorias e ideologias, e, o séc XXI não será excepção.

    O poder da ciência, resulta de uma atitude “sem compromissos” em factos novos vs. factos existentes: “A Terra ontem era plana? Bem, hoje concluímos que afinal é redonda – O Sol gira em torno da Terra? Bem, hoje afinal descobrimos que é ao contrário”. Qualquer teoria pode ser sujeita a revisão, ou até mesmo ser completamente rejeitada, perante novos factos.

    Com o aumento da produção cientifica, os ataques à ciência (disfarçados como “honesta ignorância”) aumentarão. O grande desafio para a ciência neste séc XXI, é continuar a ter uma atitude sem compromissos, repudiando alianças com quaisquer ideologias, ou pondo-se ao serviço de qualquer ideologia.

    Artigo: “Ideologia sobrepõe-se aos factos? Estudo confirma que muito frequentemente sobrepõe-se”
    http://arstechnica.com/news.ars/post/20080924-doe

  1. […] – Ciência Importante: Porquê? Vida Secreta dos Cientistas. Hino à Astronomia. Bem-Vindos à Ciência. Feynman, descobre. […]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights